Operação conjunta vistoria ferros-velhos no bairro Mário Quintana

10/11/2022 13:52

Nesta quinta-feira, 10, ocorreu uma nova ação integrada de combate aos crimes de receptação e furto de fios elétricos em ferros-velhos de Porto Alegre. Três estabelecimentos foram vistoriados no bairro Mário Quintana e, em um deles, foi encontrada uma placa de sinalização de trânsito da prefeitura. O responsável pelo espaço foi conduzido para a área judiciária. A Secretaria Municipal de Segurança realizou a ação em parceria com as demais forças policiais do Estado.

"Além de combater a criminalidade, estas ações conjuntas trazem maior fiscalização na atuação dos ferros-velhos da cidade. Estamos apertando o cerco aos receptadores de fios elétricos e agindo administrativamente nestes estabelecimentos", ressalta o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Mais de 30 agentes participaram da ofensiva, incluindo Guarda Municipal, 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Equipe Volante da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, fiscais municipais e agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), além de técnicos de empresas de energia e de telefonia.

Maior rigor - Desde a metade de agosto, vigora em Porto Alegre a nova legislação que regulamenta as atividades em ferros-velhos. A lei endurece o combate ao comércio ilegal de materiais furtados e roubados nestes locais, já que a procedência dos objetos deve ser identificada. Caso contrário, a autorização de funcionamento do estabelecimento será cassada, podendo resultar em interdição e aplicação de multa.

Denúncias - A orientação é de que o cidadão auxilie a corporação, informando ações suspeitas por meio telefone 153. A ligação é anônima.

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes