Operação Esforço Concentrado atua na Cidade Baixa e Centro Histórico
Em mais uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, um estabelecimento foi autuado por obstrução do passeio público, entre a noite de sábado, 2, e madrugada de domingo, 3. A Guarda Municipal orientou os frequentadores, que estavam na frente do bar ocupando a via a se retirarem pois havia risco de serem atropelados. O comércio fica localizado na av. José do Patrocínio.
A operação, denominada Esforço Concentrado, fiscalizou estabelecimentos visando ao cumprimento do decreto e realizou blitz no bairro Cidade Baixa, além de abordagem educativa na Praça Júlio Mesquita, no Centro Histórico. Durante a barreira, 15 veículos foram abordados, resultando em três autuados e um recolhido (condutor estava sem carteira de habilitação).
Participaram da atividade a Ronda Ostensiva (Romu) e guarnições da Guarda Municipal, os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a equipe volante da Polícia Civil e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
“O trabalho integrado, dos órgãos municipais e estaduais, traz como resultado a melhoria da segurança para sociedade”, aponta o secretário-adjunto da Segurança, Comissário Zottis.
Dispersão educativa - Ainda durante a noite de sábado, houve dispersão pacifica de frequentadores na Praça Júlio Mesquita em frente à Usina do Gasômetro. Os agentes da Guarda Municipal foram até o local e, em uma abordagem educativa, solicitaram aos frequentadores que deixassem a praça. Foi constatado que essas ações estão gerando uma diminuição de queixas para o 153.
Denúncias devem ser feitas pelos telefones 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.
Gilmar Martins