Operação Esforço Concentrado intensifica fiscalização em bares e dispersa aglomeração

09/04/2022 09:47
SMSEG/Divulgação PMPA
SEGURANÇA
Ações ocorreram nos bairros Bom Fim, Centro Histórico e Cidade Baixa

Com intuito de fiscalizar estabelecimentos, preservar a ordem pública e manter a paz social, a Secretaria Municipal de Segurança realizou entre a noite de sexta-feira, 8, e a madrugada deste sábado, 9, mais uma edição da Operação Esforço Concentrado na região central de Porto Alegre. As ações ocorreram nos bairros Bom Fim, Centro Histórico e Cidade Baixa. Durante a operação, veículos também foram fiscalizados, com apoio dos agentes de trânsito.

No Bom Fim, um estabelecimento foi autuado por obstrução do passeio público na rua General João Telles. A Guarda Municipal orientou os frequentadores, que estavam na frente do bar ocupando a via, a se retirarem, pois havia risco de serem atropelados.  

Já no bairro Cidade Baixa, uma barreira de trânsito foi realizada na av Loureiro da Silva. Ao todo, 25 veículos foram abordados, resultando em 11 autuações. Duas motocicletas foram recolhidas e três carteiras de habilitação apreendidas. 

Também houve dispersão pacífica de frequentadores na Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro. A abordagem educativa foi realizada pelos agentes da Guarda Municipal. Mais uma vez, a guarnição constatou que estas ações estão gerando uma diminuição de queixas para o 153.

“As ações integradas entre Estado e Município têm contribuído de forma positiva para assegurar a ordem e garantir a sensação de segurança aos frequentadores dos espaços públicos”, ressalta o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Participaram da atividade a Ronda Ostensiva (Romu) e guarnições da Guarda Municipal, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a equipe volante da Polícia Civil e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Denúncias devem ser feitas pelos telefones 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.

  

 

Lucas Rivas

Andrea Brasil