Operação Ferros-Velhos será apresentada em fórum nacional
A Operação Ferros-Velhos, criada há um ano para auxiliar no combate ao crime de receptação em Porto Alegre, será apresentada a gestores de todo o país no Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que ocorre desta terça-feira, 26, a sexta-feira, 29. O projeto foi escolhido como um dos finalistas na categoria de tecnologias aplicadas à prevenção e controle de delitos.
“Este é um importante reconhecimento ao trabalho que é realizado na Capital, por meio da união de esforços entre a prefeitura, as empresas privadas e o Estado. Temos um ótimo exemplo a ser compartilhado no evento”, afirma o secretário adjunto de Segurança e coordenador da Operação Ferros-Velhos, Comissário Zottis.
Ao todo, 238 municípios de 13 estados participarão do Fórum, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (Consems). Neste ano, a cidade de Fortaleza, no Ceará, será a sede das discussões - que incluem temas como o fortalecimento das guardas municipais.
Estatística - Somente neste ano, a Operação Ferros-Velhos contribuiu para 23 prisões em Porto Alegre - sendo duas delas capturas de foragidos. Além disso, 26 estabelecimentos comerciais foram interditados por irregularidades, e outros 43 acabaram autuados.
Entre as apreensões destacam-se mais de 560 quilos de fios, 14 luminárias da IPSul, dezenas de tampas de contêineres de lixo pertencentes ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e uma placa de trânsito.
Andrea Brasil