Porto Alegre disponibiliza botão de emergência para uso de servidores
Servidores das redes municipais de Educação e Saúde de Porto Alegre passam a contar com um botão de emergência digital para reforçar a segurança no ambiente de trabalho. A ferramenta, integrada a um aplicativo para smartphones, permite que professores, funcionários de escolas e profissionais da saúde acionem socorro de forma rápida em situações de ameaça, violência ou insegurança durante o expediente.
O alerta é enviado instantaneamente ao Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre (Ceic) da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), que avalia a ocorrência e pode acionar a Guarda Civil Metropolitana (GCM), além de solicitar apoio da Brigada Militar e de outros órgãos de segurança.
“A agilidade é crucial. Esse sistema elimina a necessidade de uma ligação telefônica em um momento de tensão, quando cada segundo conta. A localização chega de forma automática e precisa, permitindo uma ação coordenada e rápida da nossa equipe”, destacou o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
A criação do botão de emergência foi solicitada pela SMSeg à Procempa, com apoio das secretarias de Educação (SMED) e de Saúde (SMS). A iniciativa segue um modelo já testado na proteção de profissionais da educação e agora é ampliada para a rede municipal de saúde.
“O desenvolvimento desse aplicativo visa auxiliar a segurança dos servidores e é mais um passo na digitalização dos serviços que atendem a população. Nosso compromisso é sempre com a cidade e o cidadão, e essa tecnologia vai facilitar o atendimento de situações de risco de maneira ágil e coordenada”, afirmou Débora Roesler, diretora-presidente da Procempa.
Cristiano Vieira