Posto da Guarda Municipal é adesivado para ampliação da segurança na Orla

15/01/2022 19:08
Cesar Lopes / PMPA
SEGURANÇA
Melhor visibilidade da Guarda Municipal contribui para uma maior sensação de segurança na região

Para ampliar ainda mais a segurança na orla, a Guarda Municipal passou a contar, neste sábado, 15, com um novo visual as margens do Guaíba. O posto da corporação foi completamente adesivado para reforçar a identidade visual e aumentar a sensação de segurança dos frequentadores. O novo layout foi custeado pela concessionária Gam3 Parks, responsável pela gestão do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla do Guaíba.

“Com a identificação do posto da Guarda Municipal, os frequentadores e visitantes da orla poderão acionar diretamente as nossas equipes no local, bem como os agentes que já atuam 24h no patrulhamento na região. Esta nova identidade também reforça junto à população a presença da corporação na orla, aumentando a sensação de segurança da população”, destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e a concessionária Gam3 Parks resultou ainda em melhorias da estrutura como pintura, remodelação dos setores, implementação do sistema de refrigeração, entre outros. A nova identidade visual foi construída em conjunto entre as equipes da Segurança e Gabinete de Comunicação Social da prefeitura. 

“Mais uma vez, a parceria entre a prefeitura e a Gam3 Parks resultou em ganho para os porto-alegrenses, agora, na área de segurança pública”, salientou a diretora da Diretoria de Planejamento e Políticas de Segurança, Gabriela Verissimo. O trabalho de adesivagem foi realizado ao longo do sábado, sob coordenação do arquiteto da SMSEG, Tiago Gabriel dos Reis.

Mais segurança - O posto da Guarda Municipal opera no local desde a inauguração do trecho 1 da Orla, em junho de 2018. Além do efetivo permanente, a unidade conta com amplo sistema de videomonitoramento. Ao todo, 72 câmeras de segurança foram instaladas entre os trechos 1 e 3. 

Além do serviço de videomonitoramento, a Guarda Municipal também realiza patrulhamento diário, com veículos automotores e bicicletas na região, garantindo a ordem do espaço público. “Com o posto adesivado iremos estreitar, ainda mais, a segurança dos frequentadores. A nossa unidade da Orla também opera como referência no patrulhamento da Guarda Municipal na região central”, ressaltou o comandante da tropa, Marcelo do Nascimento. 

Com maior efetividade, a corporação atendeu 32 ocorrências criminais de furto e roubo na Orla, em 2020, resultando na prisão de 35 pessoas. Em 2021, foram 22 registros, com 28 indivíduos detidos.

 

Lucas Rivas

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes