Prefeito entrega 235 novos coletes à prova de balas para a Guarda Municipal
O prefeito Sebastião Melo fez a entrega simbólica na manhã desta sexta-feira, 18, em frente ao Paço Municipal, de 235 novos coletes à prova de balas para a Guarda Municipal. O equipamento, no valor total de R$ 307.690, foi adquirido com recursos do Projeto POA Segura, que prevê investimento de R$ 60 milhões em tecnologia e integração dos órgãos públicos de segurança, via BNDES. Essa foi a primeira aquisição específica para a Guarda Municipal feita com recursos do POA Segura.
Melo agradeceu à Guarda Municipal pelos serviços prestados à população e disse que
esta modernização dos equipamentos é fundamental para que os agentes possam realizar um trabalho ainda melhor.
"A segurança pública é uma prioridade. A Guarda Municipal tem cumprido um papel muito importante nas fiscalizações das aglomerações e nos cuidados com toda a cidade, especialmente na área central, que passa por um processo de revitalização" - Prefeito Sebastião Melo.
O secretário Municipal de Segurança Pública, Mário Ikeda, afirmou que os coletes darão mais proteção à integridade física dos policiais. "Ė um investimento que possibilitará aos guardas realizarem um serviço ainda melhor à toda sociedade porto- alegrense", destacou Ikeda.
Os equipamentos já foram colocados em uso pelos agentes que estão diariamente nas ruas. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, os coletes são a primeira de muitas outras entregas que irão reverter em mais serviços e segurança ao nosso pessoal e à população de Porto Alegre”. Além dos coletes, também deverão ser adquiridas novas viaturas, pistolas, algemas, entre outros materiais.
Dentro do projeto POA Segura, está prevista ainda a instalação de mais câmeras inteligentes na Capital e uma nova sede para a Guarda Municipal, que irá funcionar em uma estrutura a ser reformada no Parque Marinha do Brasil.
Participaram da entrega o vice-prefeito Ricardo Gomes; os secretários municipais de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia; Governança, Cássio Trojildo; adjunto de Desenvolvimento Econômico, Vicente Perroni; da Segurança, Major Gelson; e os vereadores Comandante Nadia, José Freitas e Alexandre Bobadra.
Projeto POA Segura
São três eixos:
Instrumentalização tecnológica
- Aquisição e implementação de sistemas de tecnologia e inteligência artificial.
- Equipamentos de reconhecimento facial e análise comportamental.
- Leitores de placa de veículos.
- Acréscimo de equipamentos ao sistema de videomonitoramento da cidade, com a instalação de mais de 400 novas câmeras, todas conectadas ao Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre.
- Maior integração com a sociedade, através de investimento em apps de denúncia, envolvendo o cidadão na prevenção e resolução de ocorrências.
Instrumentalização do Centro Integrado de Comando
- Ampliação da estrutura física, equipamentos utilizados e órgãos de atuação, fazendo do Ceic uma central de ampla integração dos serviços de ponta, prestando um atendimento mais ágil ao cidadão.
Instrumentalização operacional
- Investimentos para Guarda Municipal, Defesa Civil e administração da Secretaria Municipal de Segurança.
- Aquisição de novos armamentos, coletes, viaturas, quadriciclos, entre outros equipamentos.
- Destinação de uma sede própria para a instituição. Reforma do prédio municipal localizado no Parque Marinha do Brasil.
- Aquisição de equipamentos para Defesa Civil, como bote, linígrafos (equipamentos de medição de níveis de água), estações pluviométricas e meteorológicas capazes de qualificar a prestação de serviços no enfrentamento das situações de anormalidades e desastres.
- Ampliação e integração do Banco de Dados com os outros órgãos de segurança.
Andrea Brasil