Prefeitura e OAB firmam acordo para qualificar agentes da Guarda Municipal

24/05/2023 17:39

A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e a seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) firmaram nesta quarta-feira, 24, um acordo para qualificar a formação dos agentes da Guarda Municipal. A iniciativa ocorreu durante visita de dirigentes da OAB ao Centro Integrado de Comando (Ceic).

A ideia é que a entidade indique um representante para compor todas as edições do Curso de Formação Inicial da corporação, ministrado pela Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal. O profissional irá ministrar lições de “prerrogativas da advocacia†aos novos servidores.

“Nosso compromisso é transformar a Guarda Municipal de Porto Alegre, que é a mais antiga do país, na melhor. Um dos recursos mais valiosos neste processo é a educação, com o qual a Ordem dos Advogados pode contribuir amplamenteâ€, afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

O acordo de cooperação entre a SMSEG com a OAB/RS é válido até dezembro de 2024. “A formação dos agentes está em constante evolução, e a sequência deste trabalho é essencial para o futuro da corporaçãoâ€, ressalta o comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

A próxima turma do Curso de Formação Inicial será formada assim que concluído o concurso da Guarda Municipal, iniciado ano passado e, atualmente, em sua última fase. Os candidatos já passaram por provas objetivas, testes de aptidão física e avaliação psicológica.

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira