Prefeitura fiscaliza cumprimento da suspensão de atividades determinada pelo Estado
A Prefeitura de Porto Alegre continua na noite deste domingo, 22, a ação de orientação ao cumprimento da determinação de suspensão de atividades em Porto Alegre e outras cidades do Estado, das 22h à s 5h. A regra foi publicada pelo Governo do Rio Grande do Sul e acatada pelo MunicÃpio.Â
O secretário de Segurança, Mario Ikeda alerta que as guarnições da Guarda Municipal farão cumprir rigorosamente a nova regra e estarão prontas para autuar e interditar estabelecimentos que desrespeitarem as restrições. "As aglomerações descontroladas, não só na cidade mas em todo o Estado e, especialmente no Litoral, são um dos motivos do agravamento da situação em nossos hospitais de Porto Alegre, e precisamos continuar agindo para não colocar em risco a saúde da nossa população", afirma Ikeda.
Desde janeiro, as ações de fiscalização estão reforçadas em Porto Alegrem com foco pedagógico e para dispersar aglomerações e festas clandestinas, conforme explica o comandante da Guarda, Marcelo Nascimento. "Pedimos o apoio da população para que as pessoas não promovam aglomerações neste momento difÃcil, usem máscaras e álcool em gel. Juntos vamos vencer o desafio da Covid-19", afirma.
A Guarda Municipal já realizou 38 autuações e 12 interdições em estabelecimentos neste ano. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou pelo 156 da prefeitura.
Bandeira Preta
Diante da classificação em bandeira preta para a região de Porto Alegre, confirmada pelo Governo do Estado na noite desta sexta-feira, 19, o prefeito Sebastião Melo anunciou o cancelamento da retomada das aulas presenciais na rede pública municipal de ensino, prevista para a segunda-feira, 22, além do adiamento da primeira edição do evento Prefeitura no Bairro, prevista para este sábado na Vila dos Sargentos, na Zona Sul.Â
Elisandra Borba