Prefeitura monitora possÃvel elevação do nÃvel do GuaÃba devido à s chuvas
A Defesa Civil municipal está efetuando vistoria de rotina em todas as regiões que já apresentaram inundações em outros momentos. A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Defesa Civil e demais órgãos integrantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), monitora as condições climáticas e acompanha o ocorrido na Região Norte do Rio Grande do Sul, a partir de informações emitidas pelo governo estadual.
O volume excessivo de chuvas, que está causando elevação em rios de diversas regiões do interior e que em alguns dias desaguará no GuaÃba, mantém os órgãos em atenção e mobilizados, tomando medidas preventivas para caso necessário, assim como foi no evento de setembro. Até o momento, os vÃdeos que estão circulando nos meios de comunicação são referentes aos municÃpios do Vale do Taquari.
Todas as informações oficiais sobre as providências tomadas serão divulgadas nos veÃculos oficias da prefeitura. Se estiver em risco ou emergência, a pessoa deve entrar em contato com a Defesa Civil de Porto Alegre pelo 199 ou com os Bombeiros pelo 193. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.
Régua de medição - A régua manual, que fica no Estaleiro da Ilha da Pintada, mostrou elevação de 8 centÃmetros de sexta-feira, 17, para este sábado, 18, conforme medição:
- Dia 17/11 Ã s 10h - 178 centÃmetros
- Dia 18/11 Ã s 9h - 184Â centÃmetros
- Dia 18/11 Ã s 19h -Â 186Â centÃmetros
A cota de alerta no local é de 200 centÃmetros e a cota de inundação é 220 centÃmetros.
Andrea Brasil