Prefeitura participou de 73 operações integradas de segurança este ano

06/07/2022 11:45
Giulian Serafim / PMPA
SEGURANÇA
Operações conjuntas com Brigada Militar e Polícia Civil reforçam a segurança
A Secretaria Municipal de Segurança participou de 73 operações de combate à criminalidade e fiscalização em Porto Alegre, entre janeiro a junho deste ano. As ações - integradas com as forças policiais - resultaram na prisão de 30 pessoas e apreensão de dois adolescentes neste primeiro semestre. Além da Guarda Municipal, fiscais municipais, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também representaram a prefeitura nas operações.
 
As ações tiveram alvos distintos como enfrentamento à violência, fiscalização em ferros-velhos, funcionamento de estabelecimentos comerciais, combate aos crimes de maus-tratos contra animais, venda ilegal de peças automotivas, manutenção da ordem em espaços públicos até a interdição de bingo. Abordagens contra o comércio irregular de ambulantes e prática ilegal de flanelinhas também foram realizadas nos primeiros seis meses do ano. Ao todo, 13 estabelecimentos foram autuados e oito deles interditados por irregularidades com alvará ou falta de plano contra incêndio.
 
"As operações buscam atender as demandas da cidade em áreas que englobam a segurança pública e a fiscalização. Cada vez mais, estamos atuando de forma integrada com os órgãos de segurança”, afirma o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.
 
Força-tarefa - Em função do trabalho conjunto, uma força-tarefa permanente foi criada envolvendo as esferas municipal e estadual para combater especificamente os crimes de receptação, furto e roubo de fios de cobre e equipamentos da administração municipal em ferros-velhos da cidade. Desde o final de abril, 17 pessoas já foram presas. Além disso, 29 estabelecimentos foram autuados, três interditados e outros dois desativados. Diferentes materiais furtados do patrimônio público também foram recuperados.
 
“Esta integração com os órgãos de segurança nos permitiu participar de diferentes frentes de combate à criminalidade e manutenção da ordem pública em Porto Alegre", salienta o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
 
As ações ocorreram em diferentes áreas da cidade. Do Centro ao Lami, passando pelo Rubem Berta até a Lomba do Pinheiro. O efetivo também esteve presente na Orla do Guaíba, Menino Deus, Azenha, Glória, Partenon, Agronomia, Moinhos de Vento, Auxiliadora, entre outros, ao lado da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
 

 Leia mais:

Força-tarefa faz maior operação de combate ao furto e roubo de fios na Capital

Prefeitura e Estado criam força-tarefa permanente para intensificar combate ao furto de fios

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes