Primavera chega com calor para os porto-alegrenses
A primavera de 2018 começa no sábado, 22 de setembro, com neutralidade climática. O oceano PacÃfico tem apresentado aquecimento nas últimas semanas. Modelos climáticos dos principais centros do mundo, o americano e o europeu, indicam a configuração do fenômeno climático El Niño de uma forma tardia. Geralmente em julho já se percebe o El Niño e, neste ano, isso deve acontecer entre outubro e novembro,
O episódio El Niño tardio pode acontecer em um ciclo curto, indo até meados do outono, mas o aquecimento do oceano PacÃfico e do próprio Atlântico, que banha as nossas praias, proporciona um teor de umidade maior na atmosfera. Esse fato torna a primavera chuvosa, com a presença de temporais, não só em Porto Alegre, mas na região metropolitana.
Segundo a Defesa Civil da Capital, este ano o calor chegará mais cedo, diferente do ano passado que trouxe uma estação amena. Também, vale destacar a presença dos ventos tÃpicos da estação que devem seguir até o Dia de Finados (2 de novembro), devido a grande oscilação de temperatura. Este final de semana já traz uma mostra da estação com tempo úmido e quente até a segunda-feira, 24. Com o cenário favorável para a incidência de chuva nos próximos meses, é grande o risco de cheia nos rios e alagamentos.
 “A Defesa Civil de Porto Alegre está atenta para as mudanças climáticas e segue monitorando as regiões ribeirinhas, sempre alertando e conscientizando a comunidade em relação aos procedimentos em um perÃodo chuvoso. Nosso papel é estar ao lado dos porto-alegrenses, sempre tranquilizando e atendendo as comunidadesâ€, disse Adriano Krukoski, coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre.
Â
Â
Fabiana Kloeckner