Quatro ferros-velhos são autuados no Rubem Berta
A Secretaria Municipal de Segurança, em parceria com os demais órgãos de segurança, integrou nesta segunda-feira, 21, uma nova operação de combate aos crimes de receptação e furto de fios elétricos em Porto Alegre. Quatro ferros-velhos localizados no bairro Rubem Berta foram vistoriados. Em um dos pontos, o responsável pelo estabelecimento foi conduzido para área judiciária pelo crime de furto de energia elétrica. Os quatro ferros-velhos foram autuados por operarem irregularmente.
"Esta integração entre as forças policiais é importante para ampliar o combate ao furto de fios elétricos e materiais da administração municipal. Além de atacarmos a origem do problema, também estamos atuando no enfrentamento desta rede de receptadoresâ€, afirmou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Mais de 40 agentes participaram da ofensiva, incluindo Guarda Municipal, 20º Batalhão de PolÃcia Militar, PolÃcia Civil, fiscais municipais e agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), além de técnicos da CEEE Equatorial e de empresas de telefonia.
Maior rigor - Desde a metade de agosto vigora em Porto Alegre a nova legislação que regulamenta as atividades em ferros-velhos. A lei endurece o combate ao comércio ilegal de materiais furtados e roubados nestes locais, já que a procedência dos objetos deve ser identificada. Caso contrário, a autorização de funcionamento do estabelecimento será cassada, podendo resultar em interdição e aplicação de multa.
Denúncias - A prefeitura ampliou a funcionalidade do Detetive Cidadão, que também passou a receber denúncias de furto e roubo de cabos de energia em Porto Alegre. A nova função auxilia a Guarda Municipal a dar uma pronta resposta mais rápida e eficaz. Por meio do telefone 153, a população também pode realizar denúncias para Guarda Municipal.
Lissandra Mendonça