Sede do Comando Sul da Guarda Municipal é entregue no bairro Vila Nova

06/12/2023 12:12
Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Prefeito destacou que o espaço, além de ser base para os agentes, pode ser ocupado por feiras orgânicas, comunitárias e sazonais

A nova sede do Comando Sul da Guarda Municipal foi entregue na manhã desta quarta-feira, 6, em cerimônia realizada no bairro Vila Nova. O prédio, localizado ao lado do Centro de Eventos Ervino Besson, na avenida João Salomoni, tem 110 metros quadrados e é dividido em cinco ambientes.

A estrutura será a base das ações da Guarda Municipal na Zona Sul da cidade e atenderá a população 24 horas por dia. O espaço também servirá para o despacho de viaturas às ocorrências próximas. A reforma do prédio, orçada em R$ 200 mil, foi executada com o aporte de emendas impositivas.

"Agradecemos aos vereadores e a todos os parceiros envolvidos nesta construção. Este espaço, além de ser base para os agentes, poderá ser ocupado por feiras orgânicas, comunitárias e sazonais. É mais um local à serviço do cidadão" - Prefeito Sebastião Melo.

Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Reforma do prédio foi orçada em R$ 200 mil

O novo Comando Sul é a segunda instalação exclusiva da Guarda Municipal fora dos parques e praças da cidade. Ele representa a continuidade da reformulação das bases e sedes da corporação - iniciada com a entrega do Comando Norte, no bairro Sarandi, em julho deste ano.

“Antes, a Guarda Municipal trabalhava dentro de outros próprios municipais, como escolas e postos de saúde. Com as entregas, passa a ser visível à população e retoma o seu papel de referência na proximidade com a população”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Efetivo - A Guarda Municipal reforçará o patrulhamento ostensivo, em todas as regiões da Capital, a partir da formatura dos 57 agentes em treinamento. Os alunos já realizam atividades nas ruas, em especial na Orla do Guaíba, e devem concluir as suas formações no primeiro trimestre de 2024.

Novas bases - A Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) prepara a entrega de um Posto Avançado da Guarda Municipal na Praça XV, no Centro Histórico. A estrutura, em formato de contêiner, seguirá o padrão adotado no Parque Farroupilha e deve entrar em funcionamento nos próximos meses.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil