Serviços da prefeitura seguem em atendimento aos atingidos pela enchente

25/11/2023 18:35

Durante este s√°bado, 25, as equipes da prefeitura permaneceram trabalhando para auxiliar as pessoas atingidas pela inunda√ß√£o dos √ļltimos dias. A Defesa Civil Municipal entregou itens de limpeza na Vila Dique 2¬†e, com aux√≠lio de diversos √≥rg√£os, distribuiu kits de higiene e limpeza para os residentes das ilhas. A¬†equipe realizou vistorias em diversas √°reas e auxiliou o transporte das fam√≠lias que estavam em abrigos e¬†que tinham interesse e condi√ß√Ķes de retornar para suas casas.

Dois abrigos, no Gin√°sio do Demhab (66) e na Casa do Ga√ļcho (101), permanecem em funcionamento, acolhendo um total de 167 pessoas. A equipe de assistentes sociais da Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc) continua garantindo o suporte necess√°rio. No √Ęmbito da sa√ļde, foram realizados 106 atendimentos, abrangendo os abrigos,¬†√īnibus na Ilha da Pintada e tendas na BR-290.

A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) reporta sete pontos com bloqueio total devido ao ac√ļmulo de √°gua em diferentes √°reas de Porto Alegre. Esses pontos incluem a avenida Nossa Senhora da Boa Viagem (Ilha da Pintada), rua Presidente Vargas (Pintada), rua Caviana (Pintada), avenida Pinheiro Machado (Bel√©m Novo), avenida¬†Pinheiro Machado (Bel√©m Novo) e rua¬†Jo√£o Moreira Maciel x rua Volunt√°rios da P√°tria (Navegantes). Adicionalmente, dois pontos est√£o sob monitoramento devido a bloqueios parciais.

O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) continua vigilante, acompanhando de perto a situação dos serviços integrados neste período de adversidade.

Nível do Guaíba - O nível atual no Cais Mauá marcou 2,58m às 17h15. Apesar do declínio gradativo que vem apresentando, permanece acima da cota de alerta de 2,5m. A cota de inundação, que indica a iminência de riscos, é de 3m.

Na Ilha da Pintada, a régua manual aponta 2,32m, ultrapassando a cota de alerta de 2m e ainda acima da cota de inundação para essa região, que é de 2,20m.

B√°rbara Barbieri

Gilmar Martins