Temporal: limpeza e atendimento à população seguem nesta terça
Equipes da prefeitura continuam mobilizadas para minimizar os transtornos causados pelo temporal da noite de segunda-feira, 15. Segundo a Defesa Civil, a chuva acumulada em 24 horas foi de 29,4 milÃmetros, aproximadamente 20% da média histórica para o mês de agosto.
O local onde ocorreu o desabamento de uma casa, na rua Cavalo Crioulo, bairro Coronel AparÃcio Borges, e que resultou na morte de Daner Hernandez Silva, 45 anos, já foi desobstruÃdo. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) executa uma operação de limpeza na rua da Represa. Com o transbordamento do arroio Moinho, o departamento está coletando o entulho acumulado nas margens do córrego. Até o final da manhã desta terça-feira, 16, tinham sido retiradas sete toneladas de material.
Uma equipe com 20 garis está fazendo a limpeza na área desde as 8h, com o auxÃlio de um caminhão-caçamba e uma retroescavadeira. Os trabalhadores se dividem em duas frentes de trabalho, uma na rua Cavalo Crioulo e outra na rua da Represa. À tarde, o DMLU auxilia na limpeza da casa, que teve parte de sua estrutura derrubada pela força das águas.
Os bairros que registraram chamados pelo 199 foram Restinga, Santa Tereza, Chácara das Pedras, Arquipélago, Agronomia, Santo Antônio e Partenon. Na região das Ilhas, 240 famÃlias receberam lonas para cobertura provisória dos telhados danificados.
Assistência social - A Fundação de Assistência Social (Fasc) está com a equipe do Serviço de Atendimento à FamÃlias (SAF) e a articuladora regional acompanhando a esposa e os três filhos de Daner. Além desse atendimento, está sendo feito levantamento de outras famÃlias que precisam de atendimento no local e organizando a ação emergencial do no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab).Â
Cristiano Vieira