Três veículos são recuperados com auxílio do Detetive Cidadão em outubro

01/11/2022 13:31
Em outubro, três veículos furtados foram recuperados em Porto Alegre através do Detetive Cidadão, funcionalidade do aplicativo 156+POA. Os automóveis estavam em vias dos bairros Santa Cecília, Rubem Berta e Morro Santana. Pela plataforma, os usuários suspeitaram do abandono dos carros e enviaram uma foto via celular para que as placas fossem checadas. Em seguida, com o cruzamento de dados, alertas foram disparados para os órgãos de segurança efetuarem as buscas. Foram recuperados um Logus, um Gol e um Onix. O aplicativo não registra o número de telefone de quem enviou a foto, garantindo o anonimato.
 
Desde o lançamento do Detetive Cidadão, a plataforma tem auxiliado os órgãos de segurança no combate ao furto e roubo de veículos em Porto Alegre. Ao enviar uma fotografia via celular de um carro suspeito para o aplicativo, a placa do automóvel é verificada. Caso seja constatada a condição de furto ou roubo, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, um alerta à Brigada Militar, Polícia Civil e demais forças policiais.
 
“De forma colaborativa, o Detetive Cidadão vem auxiliando cada vez mais os órgãos de segurança no combate à criminalidade. Além de investirmos em tecnologia, também seguimos ampliando o compartilhamento de dados e integração com as forças policiais”, destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.
 
O Detetive Cidadão foi desenvolvido e é atualizado periodicamente pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). "A participação ativa do cidadão e o seu protagonismo no combate à criminalidade demonstram que a administração pública é mais atuante quando não age sozinha e a tecnologia é a grande aliada para que esta fiscalização descentralizada se concretize", salienta a presidente da Procempa, Letícia Batistela.
 
Balanço - Quase 5 mil denúncias já foram enviadas ao Detetive Cidadão envolvendo carros suspeitos de furto ou roubo desde o início das operações, em 2017. Desde então, mais de 50 veículos foram recuperados. A ferramenta está disponível para plataforma Android e iOS e pode ser baixada gratuitamente por meio da Google Play e App Store.
 
Fios de energia - Em setembro, a prefeitura ampliou a funcionalidade do Detetive Cidadão, que também passou a receber denúncias de furto e roubo de cabos de energia em Porto Alegre. A nova função auxilia a Guarda Municipal a dar uma pronta resposta mais rápida e eficaz. Por meio do telefone 153, a população também pode realizar denúncias para Guarda Municipal.
Lucas Rivas

Lissandra Mendonça