Workshop de Atuação em Emergência aconteceu nesta terça-feira

30/06/2021 12:03

O Workshop de Atuação em Emergências, desenvolvido pela Defesa Civil, em parceria com a administração do TecnoPuc e do startup Pedra Circular, Treinamentos em Resiliência, ocorreu durante todo o dia desta terça-feira, 29, nas instalações do Parque Científico e Tecnológico d PUCRS. O objetivo do encontro foi preparar os agentes públicos para atuação em casos de calamidade.

De acordo com o vice-prefeito, Ricardo Gomes, a integração entre os órgãos públicos é importante, principalmente quando envolve a segurança da população. “Uma cidade deve estar sempre preparada para grandes emergências. Quanto mais planejamento houver, melhor será a atuação do poder público para minimizar os danos”, ressaltou.

O secretario de Segurança Mario Ikeda destacou a importância da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae). "A comissão tem como objetivo diminuir o tempo de resposta à comunidade atingida por sinistros e aumentar a eficiência das ações que dependem da integração dos órgãos", disse.

Após a abertura do evento iniciou o ciclo de quatro palestras. A primeira, sobre as atribuições da Copae, ministrada pelo coordenador da Defesa Civil da Capital, coronel Evaldo Rodrigues, esclarecendo todas as funções da comissão. A segunda abordou o sistema de comando de acidentes, dirigida pelo tenente coronel bombeiro militar, Romeu Rodrigues da Cruz Net. A terceira foi conduzida pelo CEO da Pedra Circular, Abner Williem Quintino Freitas, e tratou das dinâmicas e danos humanos dos desastres. A quarta discorreu sobre a psicologia das emergências e desastres e foi apresentada pela Coordenador do Projeto Psicologia em Emergências e Desastres da Cruz Vermelha Brasileira Filial Rio Grande do Sul, Karen Cristina Gomes.

Para estimular e desenvolver a integração dos órgãos incluídos na comissão, durante a tarde foi aplicado um simulado de mesa, onde os participantes do evento deveriam representar medidas que seriam tomadas caso um ciclone bomba atingisse a Zona Norte da Capital. O exercício foi liderado pelo coronel bombeiro militar de Santa Carina, Cesar Assumpção Nunes, pelo sargento da mesma corporação Claudio Luiz Andrade, pelo gerente de operações da Defesa Civil, Rodrigo Nery e Costa, e pela gerente de assistência humanitária, Renata Madalena Gaia daquele estado.

Entrega de equipamentos

No início do evento foi feita a entrega simbólica dos novos materiais e equipamentos da Defesa Civil, adquiridos com emendas impositivas destinadas pelos então vereadores em exercício em 2019, Valter Nalgstein e Pablo Mendes Ribeiro. "Sempre me preocupei em fortalecer a Defesa Civil, pois são nos momentos mais difíceis, onde a sociedade mais necessita, é que a Defesa Civil atua", declarou o secretário de Obras e Infraestrutura, Mendes Riberio.

Também estiveram presentes na cerimonia de abertura o adjunto da SMSEG, major Gelson Guarda; o sub-chefe da Defesa Civil do RS, cel. Rodrigo da Silva; a gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Siqueira Fiorin; a vice-líder do governo na Câmara e vereadora, Comandante Nádia; a vereadora Fernanda Barth; e demais representantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae) e palestrantes.

 

Bárbara Barbieri

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes