Ações emergenciais amenizam efeitos de chuva e temporal

06/05/2019 19:29
Cristine Rochol / PMPA
Serviços Urbanos
Prioridade são locais de riscos à população e vias com bloqueio total ou parcial

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) segue atuando para minimizar os impactos das chuvas que atingiram Porto Alegre desde sexta-feira, 3. A prioridade são os locais que apresentam riscos à população e vias de grande movimento, com bloqueio total ou parcial.

No final da tarde desta segunda-feira, 6, o secretário Ramiro Rosário se reuniu com outros setores da prefeitura, como a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), EPTC, Dmae e DMLU, para avaliar a ação das equipes aos danos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias.

"O foco é a reação imediata nos locais que oferecem risco às pessoas, ao patrimônio e à mobilidade urbana. No momento, são realizadas intervenções emergenciais e paliativas. Em paralelo, o corpo técnico da SMIM, SMSurb e do Dmae busca soluções estruturais viáveis a problemas causados pela antiguidade e defasagem do sistema de drenagem da cidade", afirma o titular da pasta de Serviços Urbanos. “Com relação às soluções estruturais, temos atuado fortemente desde 2017 na elaboração de contratos que permitam a ampliação das equipes, maior fiscalização e controle dos serviços. Na operação das casas de bombas, por exemplo, através de novos contratos de manutenção elétrica e mecânica dos equipamentos, a prefeitura ampliou a capacidade de drenagem de 40% para 80%”, explica.

De sexta-feira até o final desta segunda, as Equipes de Manejo Arbóreo (EMA) atuaram em pelo menos 19 quedas de árvores e 15 casos de quedas de galhos. Dois dos atendimentos foram realizados com apoio das equipes da CEEE, em virtude do envolvimento de fiações de energia elétrica. 

Somam-se ainda profissionais das equipes de zeladoria urbana do DMLU, que atuam na limpeza e no recolhimento do lixo espalhado durante o evento climático, especialmente na raspagem das vias que acumulam barro. Pelo menos 340 garis trabalharão até quinta-feira na limpeza e raspação de 43 vias, totalizando 23 quilômetros.

As equipes do Dmae e da Coordenação de Águas Pluviais, que agora integra o setor de operações deste departamento, também trabalham em pontos que apresentaram alagamentos ou acúmulo de água. 

Já as equipes da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) estão realizando ação emergencial de tapa-buracos na avenida Plínio Brasil Milano, que foi fortemente danificada pelas chuvas. O local será vistoriado, ainda nesta semana, pelas equipes de pequenas obras de redes pluviais da SMSUrb. As equipes da DCVU também trabalham em outros pontos, considerados emergenciais, como a rua Coronel Lucas de Oliveira com avenida Protásio Alves e rua Carlos Trein Filho (Praça da Encol).

Por fim, pede-se a colaboração da população para que faça o registro de demandas, via Sistema Fala Porto Alegre 156, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos e enviem equipes.

 

Rafaela Redin

Rui Felten