Assinados novos contratos para manutenção asfáltica de vias públicas

25/02/2021 17:57
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Principal objetivo é reduzir necessidade de conservação emergencial com tapa-buracos

O prefeito Sebastião Melo, o vice-prefeito Ricardo Gomes e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, assinaram, nesta quinta-feira, 25, dois novos contratos para a conservação e manutenção asfáltica de ruas e avenidas. Para a realização dos serviços, foram feitos estudos para mudar a estratégia de execução e realizados dois processos de licitação. A empresa Planaterra venceu a concorrência.

Entre 2013 e 2014, a prefeitura adquiriu duas usinas, uma no bairro Sarandi e outra no bairro Restinga, para produção de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), aplicado na conservação viária. Mas atualmente, apenas a usina localizada no Sarandi opera continuamente, produzindo em média 18 mil toneladas de asfalto por ano. Com os novos contratos, o atendimento e a qualidade da manutenção e conservação asfáltica serão ampliados. A produção prevista é de até 90 mil toneladas por ano, a depender da capacidade financeira de investimento da prefeitura, segundo o secretário Marcos Felipi. 

"Hoje é um dia muito importante para Porto Alegre, para quem cuida e vive a cidade. Teremos não só serviços emergenciais, mas uma conservação padrão, melhoria da conservação permanente e também um trabalho preventivo que  não era feito. Vamos melhorar a quantidade de produção asfáltica, a logística, a qualidade e eficiência do serviço", afirma o secretário. 

Otimizando a logística de transporte do material e das equipes, os novos contratos foram concebidos de forma que as usinas forneçam o produto para as respectivas áreas geográficas, Norte e Sul. As regiões serão delimitadas pelo eixo viário da avenida Ipiranga.

O principal objetivo desses dois contratos unificados é reduzir, ao longo dos próximos anos, a necessidade de conservação emergencial (tapa-buraco). A empresa contratada será responsável pela operação e manutenção das usinas de asfalto, além de executar os serviços de conservação emergencial, de conservação padrão, permanente e preventiva.

Também estão previstos a execução de base e sub-base da estrutura do pavimento, nivelamento de meio-fio e tampas de poços de visitas e limpeza de redes de drenagem, nas áreas onde for realizada a conservação asfáltica e houver necessidade destes serviços complementares.

Você sabia?

A conservação padrão objetiva a recomposição de faixas de tráfego e áreas degradadas de maior extensão, aumentando a durabilidade dos serviços executados. Trata-se de uma nova camada de asfalto em áreas previamente fresadas (processo de remoção do asfalto defeituoso). 

A conservação permanente é executada em vias não pavimentadas e tem como finalidade reduzir os custos e aumentar a durabilidade dos serviços. Aplica-se uma camada de asfalto sobre uma base em saibro compactada e imprimada, em vias de pequena extensão e largura e baixo volume de tráfego. 

A conservação preventiva atua sobre áreas que estão em fase inicial de degradação, rejuvenescendo o pavimento e reduzindo a propagação acelerada dos problemas causados pelas chuvas e pelo tráfego.

  

 

Marcelo de Miranda Noms

Rui Felten