Av. Goethe vai receber projeto de paisagismo após adoção da área

25/09/2018 15:19
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, iniciativa tira da máquina pública uma estrutura pesada

Porto Alegre terá, a partir desta terça-feira, 25, ajuda da iniciativa privada para cuidar dos canteiros e rotatórias de avenidas. O termo de adoção do canteiro da avenida Goethe foi assinado entre prefeitura, Secretaria de Serviços Urbanos e as empresas Melnick Even, Zaffari, Panvel e Hospital Moinhos de Vento. A iniciativa foi possível graças ao decreto que regulamenta a adoção dos chamados verdes complementares, assinado em março pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior. Para o chefe do Executivo, esta iniciativa tira da máquina pública uma estrutura pesada e ainda devolve à sociedade o papel de protagonismo: “Não conseguimos construir uma cidade melhor sem a criatividade e participação da sociedade. A partir deste ato, esperamos que mais empresas criem interesse em adotar os espaços públicos”, disse.

O trecho adotado está entre a 24 de Outubro e a Mostardeiro, incluindo duas extensões: uma próxima à descida da Mostardeiro e outra próxima à Dr. Timóteo, e vai gerar uma economia de R$ 1,8 mil por mês para a prefeitura. O secretário Ramiro Rosário lembrou que este tipo de ação gera um sentimento de pertencimento, que acaba sendo replicado pela cidade: “Pequenas mudanças ajudam a mudar a cara da cidade, pois incentivam as pessoas a melhorarem também seus espaços e isto vai sendo copiado por todos na volta”, comentou.

São considerados verdes complementares as rotatórias e os canteiros centrais e laterais. Há cerca de 400 espaços disponíveis para adoção na Capital. Dez deles já estão em processo. O diretor do Grupo Zaffari, Cláudio Luis Zaffari, uma das empresas que vai assumir a manutenção do trecho, acha positivo o movimento do município em promover a participação das pessoas na manutenção dos espaços públicos: “Não existe cidade moderna e inovadora que não cuide de seus espaços públicos. Esta oportunidade é ímpar e não poderíamos ficar fora”, completou. 

A adoção pode ser realizada de forma individual ou coletiva. No caso da avenida Goethe, será realizado um trabalho de paisagismo e mudança da vegetação da área, além dos serviços básicos de roçada, capina, limpeza e pintura do meio-fio.

Também participaram do evento o vice-prefeito Gustavo Paim; o secretário de Comunicação Social Orestes de Andrade Júnior; o procurador-geral adjunto Nelson Marisco; o ex-secretário adjunto de Parcerias Estratégicas Fernando Dutra; o superintendente administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Evandro Luis Moraes; o diretor de expansão e novos negócios do Grupo Dimed, Eduardo La Selva; e a gerente de Lançamentos da Melnick & Even, Claudia Lima.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes