Bota-Fora atende parte dos bairros Cavalhada e Lomba do Pinheiro neste sábado

27/02/2021 08:55
Cristine Rochol/PMPA
DMLU
Serviço evita descarte irregular de resíduos e alagamentos por obstrução de arroios e bocas de lobo

O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), vai atender nove comunidades entre quarta-feira, 24 até o sábado, 27, a partir das 8h. O serviço auxilia no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. Isso evita que resíduos descartados de maneira inadequada nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos. O projeto também atende comunidades em vulnerabilidade social. Serão beneficiadas mais de 200 locais. Neste sábado, 27, serão atendidas as comunidades do Loteamento Cavalhada (Cavalhada) e da Quinta do Portal (Lomba do Pinheiro)..

“O Bota-Fora oportuniza que os cidadãos façam o descarte correto de materiais e resíduos que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com foco na zeladoria da cidadeâ€, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

A recomendação aos moradores das comunidades atendidas é que os materiais sejam colocados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairros. O DMLU conta agora também com um carro de som, que percorre as regiões um dia antes da coleta, avisando sobre o serviço.

Além do Bota-Fora, o descarte de eletrodomésticos e materiais volumosos pode ser feito também, gratuitamente, em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos, e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui.

O diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, destaca que outras opções para descarte serão otimizadas. “Também estamos estudando alternativas para ampliação dos Ecopontos e a implantação de unidades itinerantesâ€, informa. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Programação por comunidades:

24/02 – Quarta-feira: Ipê/São Borja (Sarandi), Chapéu do Sol (Campo Novo)

25/02 – Quinta-feira: Bela Vista (Farrapos), Salvador França (Jardim Botânico)

26/02 – Sexta-feira: Alto Erechim (Nonoai), Beco do Adelar (Hípica), Restinga 5ª Unidade (Restinga)

27/02 – Sábado: Loteamento Cavalhada (Cavalhada), Quinta do Portal (Lomba do Pinheiro).

O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.

 

Adriana Machado

Elisandra Borba