Fazenda aborda soluções para vencer desafios financeiros em seminário nacional
A Secretaria da Fazenda de Porto Alegre destacou nesta quinta-feira, 25, as boas práticas que a capital gaúcha tem adotado para aumentar receita sem aumentar os impostos. O secretário Rodrigo Fantinel apresentou o painel “Os principais desafios financeiros para os municípios em 2024”, durante o 5º Seminário de Inovação e Ferramentas para a Recuperação da Arrecadação e Receitas Alternativas (Sifra). O evento nacional é voltado para gestores municipais e profissionais da área financeira.
As demandas da população são sempre maiores do que a receita disponível, ressaltou Fantinel, o que exige um esforço contínuo para encontrar soluções inovadoras e eficazes. “É necessário buscar formas de aumentar a arrecadação sem onerar o setor produtivo. Neste sentido, temos projetos importantes em Porto Alegre, como a mediação tributária e o compliance, além de incentivos para melhorar o ambiente de negócios em nossa cidade”, enfatizou o secretário.
Porto Alegre, nos últimos anos, reduziu impostos para mais de 60 categorias, realizou projetos de autorregularização, compliance e mediação tributária, além de redução de gastos, como o IPTU Digital e revisão de contratos. Estas e outras medidas foram fundamentais para que o município fechasse o ano pela terceira vez consecutiva no azul e com investimentos recordes a cada ano.
Gilmar Martins