Bota-Fora atende parte do bairro Partenon nesta terça-feira

28/08/2018 09:07
Helena Rocha/PMPA
Operação Bota-Fora atende região do bairro Cavalhada Local: Vila Cai Cai
No mês de julho, o serviço recolheu 120 toneladas de materiais em 37 comunidades

O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), segue desta segunda-feira, 27, a sexta-feira, 31, em dez comunidades. O serviço começa às 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis e outros objetos de grande volume. No mês de julho, o Bota-Fora recolheu 120 toneladas de materiais em 37 comunidades. Nesta terça-feira, 28, será atendida a comunidade São Judas Tadeu (bairro Partenon).

A ação é realizada em parceria com os cidadãos das localidades atendidas. Os moradores são orientados a disporem os materiais em frente às suas residências. Se isso não for possível, eles devem depositá-los em lugares de fácil acesso para os caminhões, como na entrada de becos ou em pontos previamente indicados. Além disso, o grupo de educação ambiental do DMLU faz reuniões e distribui materiais informativos em postos de saúde, escolas, comércios locais e também junto a lideranças das regiões. A iniciativa contribui para que os resíduos não sejam descartados incorretamente, gerando focos de lixo e causando transtornos à população, além de evitar problemas à limpeza urbana.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, esse tipo de iniciativa ajuda no combate e prevenção de pontos de descarte irregular. “O Bota-Fora possibilita que a população dê a destinação adequada aos resíduos que não são regularmente recolhidos pelas coletas tradicionais, como caliça e restos de obrasâ€, afirma.

Programação:
27/08 (segunda-feira): Dutra Jardim (bairro Rubem Berta) e Tronco II (bairro Santa Tereza)
28/08 (terça-feira): São Judas Tadeu (bairro Partenon)
29/08 (quarta-feira): Amizade (bairro Belém Novo), Esperança (bairro Navegantes) e Francisco do Prado (bairro Camaquã)
30/08 (quinta-feira): Santa Helena (bairro Jardim Carvalho)
31/08 (sexta-feira): Coema (bairro Restinga), Fraternidade (bairro Rubem Berta) e Vale Verde (bairro Belém Novo)

Bota-Fora em 2018 – O primeiro ciclo de atendimento do Bota-Fora, que ocorreu de março a julho, recolheu 964 toneladas de materiais em cerca de 200 comunidades, assim evitando que os resíduos fossem descartados irregularmente nas ruas, prevenindo obstruções de arroios e bocas de lobo, que poderiam causar alagamentos. A segunda fase do projeto é realizada de agosto a dezembro deste ano. A iniciativa também beneficia a saúde pública, visto que os materiais descartados irregularmente e expostos nas ruas também poderiam favorecer a proliferação de mosquitos e escorpiões. Veja aqui o balanço da primeira fase do serviço. Também é possível visualizar o mapa da cidade com as comunidades atendidas na segunda etapa do serviço aqui.

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui. Para consultar o cronograma das próximas comunidades a serem atendidas pelo Bota-Fora, clique aqui.

 

 

  

 

Andrea Brasil