Cinco bairros recebem serviços em praças nesta segunda-feira

25/05/2020 12:15
Divulgação SMSUrb / PMPA
DMLU
Serviços começaram 8h e vão até o final da tarde

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) segue, nesta segunda-feira, 25, com a programação de limpeza de praças. Ao longo do dia, serão feitos serviços de capina e corte de grama em pelo menos nove pontos de cinco bairros. Havendo protocolos abertos pelo telefone 156 ou sendo constatada necessidade por vistoria preventiva, podem ocorrer também consertos de iluminação pública.

As atividades são executadas por equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), e o cronograma pode sofrer alteração devido às condições do tempo. A programação do mês de maio pode ser acessada aqui.

Nesta segunda-feira, os trabalhos ocorrem nos seguintes locais/praças: Itati, Alfred Sehbe, Parque dos Nativos (Vila Ipiranga), Estado de Israel (Menino Deus), Raul Pilla, Marechal Deodoro (Centro), Cônego Alfredo Ody (Petrópolis), Princesa Isabel e Praça da Saudade (Azenha).

Porto Alegre possui mais de 600 praças. Desde novembro de 2019, as equipes de limpeza foram ampliadas de dez para 24 e com isso a previsão de retorno para manutenção foi reduzida de 100 dias para 45.

Os trabalhos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até o meio-dia. O DMLU, atualmente sob a coordenação da SMSUrb, é responsável pela manutenção das praças desde 2016. A limpeza é feita por  equipes contratadas, que fazem a manutenção rotativa dos locais.

No caso dos nove parques municipais, incluindo o trecho 1 da Orla do Guaíba, três deles são conservados por adotantes. Nos outros seis, os serviços são feitos por equipes próprias da prefeitura, mantidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

  

 

Lucas Gelásio

Fabiana Kloeckner