Dmae substitui redes pluviais no bairro Rubem Berta

08/04/2020 08:51
Cristine Rochol / PMPA
DMAE
Avenida Francisco Talaia de Moura terá 96 metros de tubulações reconstruídas

Pelo menos 96 metros de tubulações pluviais serão substituídas na avenida Francisco Talaia de Moura, próximo ao número 183, no bairro Rubem Berta. As equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciaram a troca da rede de 300 milímetros no dia 30 de março. 

A antiga tubulação foi danificada por raízes de árvores, o que ocasionava buracos na calçada e o extravasamento do esgoto. A rede de concreto será substituída por Polietileno de Alta Densidade (pead corrugado), que é um material muito mais resistente. Com a aplicação de R$ 61,5 mil em recursos próprios, a previsão é que a ação termine na segunda quinzena de abril.

Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais teve início em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o início do contrato até o momento, 128 intervenções foram concluídas pelas equipes terceirizadas e outras sete estão em andamento. 

Redes pluviais - As canalizações destinadas às águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veículos e também em calçadas.  Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que elas sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raízes de árvores. Devido a essas características, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e gás, por exemplo.

Prometa - A divulgação do trabalho está prevista no Programa de Metas da Prefeitura de Porto Alegre (Prometa) 2017-2020, que inclui os objetivos propostos pela administração para qualificar os resultados da administração pública. O programa determina divulgações diárias, semanais e eventuais de serviços públicos.

Informações e solicitações ao Dmae:
Fone 156, opção 2
Chat - centraldmae.procempa.com.br/chat
Twitter - twitter.com/DMAEPOA
Facebook - www.facebook.com/DmaePortoAlegre
Correio Geral - dmae@dmae.prefpoa.com.br

  

 

Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes