DMLU assina termo para descarte correto de embalagens

22/08/2018 19:00
Divulgação / PMPA
Limpeza Urbana
Documento objetiva a formação de um GT para ações de educação ambiental

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio de seu diretor-geral, Renê Machado de Souza, assinou nesta quarta-feira, 22, um Termo de Cooperação com entidades comerciais. Este documento objetiva a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para ações de educação ambiental em gestão de resíduos relativas à logística reversa de embalagens em geral. O ato foi realizado no Centro de Eventos Fiergs, dentro da programação da 37ª edição da feira supermercadista do Cone Sul, a Expoagas 2018, no fechamento do seminário “Revolução digital: mudanças tributárias e impactos ambientais”.

Também participaram da assinatura o vice-presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Ezequiel Stein, a Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Annelise Steigleder, o presidente do Sindicato dos Logistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Paulo Kruse, o representante da presidência da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio), João Micelli, e a representante da Escola de Administração da Ufrgs, Daniela Callegaro.

O GT visa a cooperação recíproca dos signatários para a implementação e publicização de uma campanha que busca sensibilizar quanto à separação e destinação correta dos resíduos no município de Porto Alegre, conforme estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12305/10. A campanha objetiva também estimular padrões sustentáveis de consumo, buscando a não geração, redução e reutilização, bem como a correta segregação dos resíduos sólidos domiciliares para a reciclagem de embalagens em geral. Com o Termo de Cooperação pretende-se ampliar os índices de conscientização da população porto-alegrense para a correta separação dos resíduos sólidos domiciliares, com reflexo na redução do descarte incorreto destes produtos, em um período de um ano, por meio de ações de estímulo à reciclagem do material. 

Para o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza, esta parceria é apenas o primeiro passo a ser dado para a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. “O DMLU é apoiador nessa campanha, pois tanto o gerador quanto o consumidor final precisam ter a consciência ambiental de que em cada produto está embutido o valor da embalagem, que pode voltar para a indústria como matéria-prima se devidamente descartada”, afirmou. 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes