DMLU faz ação informativa sobre a separação de resíduos
Nesta quinta-feira, 22, Dia do Reciclador, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez uma ação de sensibilização sobre a importância da separação dos resíduos no Centro Histórico, em alusão à data. Na região, desde o dia 1º, foi implantado o projeto-piloto Seletiva no Contêiner, onde 45 coletores na cor verde, destinados a resíduos recicláveis, foram instalados. Os outros contêineres já existentes na área na cor cinza são para coleta de resíduos orgânicos.
Durante a ação, a equipe de Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do Departamento abordou moradores e comerciantes do Centro Histórico, entregando folders explicativos sobre a Seletiva no Contêiner e explicando sobre a importância da separação dos resíduos para o sustento das famílias de triadores. “É crucial a colaboração da população para a correta separação dos resíduos recicláveis, pois estes resíduos geram renda aos recicladores. No Dia do Reciclador não poderíamos deixar de atuar para a qualificação deste serviço tão importante”, destaca Marcelo da Silva Coimbra, Educador Ambiental do CGEA/DMLU.
Além dos benefícios ambientais, há vantagens econômicas e sociais na reciclagem. A Coleta Seletiva gera renda para cerca de 600 trabalhadores que atuam nas 17 Unidades de Triagem (UTs). No entanto, todos os dias, cerca de 23% dos resíduos de toda a cidade, o que equivale em torno de 260 toneladas com potencial reciclável são descartadas incorretamente na coleta domiciliar e enviadas para o aterro sanitário, o que custa aproximadamente R$ 9,3 milhões ao ano aos cofres públicos. São depositados, equivocadamente, nos contêineres, todos os dias, mais de 52 toneladas de materiais que deveriam ser destinados aos trabalhadores das UTs. Destas, somente na área onde foram colocados os contêineres da coleta seletiva automatizada, aproximadamente 2,2 toneladas são enviadas diariamente para o aterro de forma irregular.
O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
Denise Righi