DMLU monta operação especial de limpeza para as eleições

07/10/2018 08:54

Uma operação especial será feita pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para garantir a limpeza das ruas neste domingo, 7, data do primeiro turno das eleições para presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais.

Este ano a operação vai ter 98 garis, com auxílio de oito motoristas, no período da manhã, turno das 8h às 12h, em equipes itinerantes que farão a limpeza e varrição em pontos estratégicos como as seções de maior movimentação da cidade. Quase ao final da votação, no turno das 16h às 21h, serão 298 garis e 12 motoristas trabalhando na limpeza e varrição geral em todas as seções eleitorais. Os serviços que não puderem ser concluídos no domingo, 7, terão continuidade na segunda-feira, 8.

“O objetivo da limpeza durante o início do pleito é combater a prática de descarte irregular de panfletos de candidatos, os conhecidos “santinhos”, que, embora proibidos pela legislação eleitoral no dia da eleição, ainda são distribuídos”, destaca o diretor-geral do DMLU, Renê José Machado de Souza.

O Serviço de Fiscalização (Sefiz) do DMLU vai atuar durante o domingo com oito fiscais distribuídos em quatro grandes regiões de Porto Alegre onde encontram-se as maiores seções eleitorais. Os fiscais estarão atentos ao descarte irregular de “santinhos” em via pública, com o objetivo de inibir e responsabilizar os infratores. A multa para este tipo de descarte está em 90 UFMs, correspondente a R$ 360. Denúncias durante o horário da votação poderão ser feitas pelo fone 3289- 6975.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Leia também

Andrea Brasil