DMLU sedia curso de práticas de plantio no Dia da Saúde

05/08/2019 16:18
Lucas Mello/DMLU PMPA
DMLU
Atividade foi destinada a professores e funcionários que já tinham a prática do plantio

Em alusão ao Dia da Saúde, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foi sede do 1° Curso de Práticas de Plantio, na manhã desta segunda-feira, 5, no auditório localizado na avenida Azenha, 631. A atividade foi destinada a professores e funcionários que já tinham a prática do plantio em suas instituições.

A programação foi uma iniciativa da Coordenação de Espaços Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) juntamente com a Coordenação de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, em parceria com a Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori). 

“O objetivo deste aprendizado é instruir os adotantes do projeto Espaços Verdes, incentivando a população a cuidar e ocupar os espaços urbanos”, destaca a coordenadora do setor de Espaços Verdes da SMSUrb, Andrea Maurer. Outro propósito da palestra foi capacitar os professores e interessados em manejo de horta e dos plantios já realizados em escolas da Capital, com o intuito de formar multiplicadores das práticas socioambientais. “Visamos fornecer ferramentas para as escolas que são parceiras no projeto Estações Integradas de Compostagem e Plantio Sustentável, incentivando a compostagem dos resíduos orgânicos para sustentar os plantios, com foco na alimentação saudável”, destaca a coordenadora do CGEA, Patrícia Antunes Russo.

Na abertura do curso, o secretário da SMSUrb, Ramiro Rosário, discorreu sobre a importância de atividades parceiras como esta e pediu a adesão de todos. “Precisamos do engajamento de todos vocês para que possamos cuidar de nossos espaços públicos”, enfatiza.

Durante a palestra, o presidente da Aflori, Valdecir Ferrari, que ministrou o curso, ensinou sobre práticas de manejo, a importância da poda correta junto à gema, cuidados para que no plantio se enterre somente a raiz e não parte do caule, erro este que poderá comprometer a saúde do vegetal. Também foi explicado sobre poda de raiz, ação necessária quando uma planta fica muito enraizada em um vaso pequeno ou a muda já vem da floricultura desta maneira. 

A segunda etapa do Curso de Práticas de Plantio será realizada no próximo dia 26, das 9h às 11h30, também na sede do DMLU.

 

 

Adriana Machado

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes