Equipes da prefeitura atuam para minimizar efeitos do temporal em Porto Alegre

13/12/2020 19:25

Com rajadas de vento de até 100 km/h e um volume de chuva que chegou a 39,8mm, cerca de 40% da média para o mês de dezembro*, o forte temporal que atingiu Porto Alegre na tarde deste domingo, 13, causou transtornos ao trânsito e a moradores de Norte a Sul da cidade. Para minimizar os impactos, equipes da prefeitura atuam nas mais diversas frentes.

Defesa Civil - Dados parciais da Defesa Civil apontam que pelo menos 12 casas foram destelhadas, sendo sete ocorrências em atendimentos até as 18h deste domingo. Os bairros mais afetados estão nas zonas Leste e Sul da Capital.

Serviços Urbanos - Até as 18h30, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou pelo menos 16 casos envolvendo quedas de árvores ou galhos de grande porte, que estão em atendimento pelas Equipes de Manejo Arbóreo (EMA). Em alguns pontos, pode haver pendência da coleta dos resíduos, pois a prioridade das ações são os locais que apresentam riscos à população, vias de grande circulação ou com bloqueios totais ou parciais. Equipes de zeladoria urbana do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também trabalham na varrição, lavagem e recolhimento de lixo espalhados pelo evento climático. 

Abastecimento e drenagem - A forte chuva em pouco tempo causou pontos de alagamentos na cidade, e aliada à queda de energia, também trouxe instabilidade ao sistema de abastecimento e de drenagem. Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalham em conjunto com a concessionária de energia para restabelecer os sistemas o mais rápido possível, mas ainda não há previsão de retomada e normalização. Confira aqui os pontos impactados

Transporte e Circulação - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que até as 18h30 registrou dois pontos de alagamento com bloqueio total de via e oito pontos de acúmulo de água com bloqueio parcial, em razão da forte chuva que atingiu a Capital. Também foram registrados um bloqueio total por poste caído na via e outro por queda de vegetal, além de quatro locais com galhos na pista sem bloqueio da via, e 17 conjuntos semafóricos sem funcionamento em razão da falta de energia.

As equipes de fiscalização e manutenção elétrica da EPTC foram reforçadas e deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários.

A prefeitura solicita a colaboração da população para que faça o registro das demandas via Sistema Fala Porto Alegre, pelo fone 156, app #EuFaçoPOA ou site, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos e possam programar os atendimentos com a maior brevidade possível.

*Fonte Sala de Situação Sema/RS

  

 

Rafaela Redin

Andrea Brasil