Iluminação da Ponte do Guaíba alerta sobre o câncer de mama
A Campanha Outubro Rosa será tema da iluminação na Travessia Getúlio Vargas, popularmente conhecida como Ponte do Guaíba. Ação adere à campanha mundial que busca alertar as mulheres para que façam regularmente o exame de prevenção do câncer de mama. Durante o mês de outubro, a iluminação da ponte será rosa.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) compreende a importância da ação anual, que busca alertar às mulheres sobre a importância da prevenção e de manter os exames em dia, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Seguindo esta visão, a SMSurb iluminou o local alertando para a realização dos exames que podem ser realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos serviços se saúde da Capital.
“Desde o ano passado, com a implementação da nova iluminação cênica da ponte, que foi realizada por esta gestão, podemos utilizar este cartão postal para dar ainda mais visibilidade a eventos importantes, como o Outubro Rosa, além de abraçar outras causas, participando de momentos importantes da cidade”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.
Os serviços de saúde da Capital estarão mobilizados para atender às mulheres com palestras e exames citopatológicos, além dos encaminhamentos para mamografias. Para o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, o trabalho de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença tem papel importante no atendimento. “Temos uma programação especial desenvolvida nas unidades de saúde que passam por palestras até exames sendo oferecidos”, afirma Harzheim.
Serviço – A ponte recebeu nova iluminação no último trimestre do ano de 2017, pela Divisão de Iluminação Pública da SMSUrb. Na fase de testes foi usada a cor rosa, somando-se a campanha do Outubro Rosa. Em novembro a ponte ficou iluminada com a cor azul, referindo-se à campanha do Novembro Azul e no mês de dezembro, em alusão a duas campanhas, Dezembro Laranja, que alerta para a prevenção do câncer de pele e o Dezembro Vermelho, pela conscientização e combate à Aids. Na travessia, foram instalados 60 pontos de luminárias com tecnologia LED em postes curvos de 8 metros, 16 projetores de LED nos pilares do vão móvel, 800 metros de fita de LED e estrutura para energia para todos os pontos de luz.
Andrea Brasil