Liberada a primeira parada de ônibus com placa de concreto na Cavalhada

28/05/2021 15:00
SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Cada estrutura mede 55 metros e tem durabilidade de até 30 anos

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) concluiu a implantação da primeira das 21 placas de concreto que estão sendo instaladas nos corredores de ônibus da avenida Cavalhada, Zona Sul, e liberou para o trânsito nesta sexta-feira, 28, o trecho da primeira parada após a avenida Campos Velhos, sentido Centro/bairro, na altura do número 1902. O concreto é o material indicado para a circulação de veículos pesados, como é o caso dos ônibus. Cada uma das estruturas mede 55 metros e têm durabilidade de até 30 anos.                                                                                           

A via está passando por um processo de recuperação estrutural de pavimento em toda a sua extensão. Ao todo, são 3.358 metros entre a avenida Eduardo Prado até a avenida Campos Velho. A obra envolve a substituição do pavimento nas pistas de circulação de veículos leves, assim como a limpeza e instalação de redes de drenagem e bocas de lobo. Ao longo da via, também estão sendo construídas rampas de acessibilidade.

Programa de Requalificação de Pavimentos - Os trabalhos iniciaram-se no fim de março. A recuperação estrutural da avenida Cavalhada faz parte do Programa de Requalificação de Pavimentos, criado para recuperar grandes avenidas e vias secundárias de Porto Alegre. 

De acordo com o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, as equipes da Divisão de Conservação de Vias Urbanas estão trabalhando para entregar os serviços de forma ágil e com qualidade. “Em apenas dois meses, já conseguimos entregar esse trecho pronto. O concreto é um material de excelente qualidade, com durabilidade de 20 a 30 anos, que vai ajudar a manter nossas pistas em boas condições por mais tempo. A obra vai resultar em uma melhoria significativa no trânsito, com mais segurança para os motoristas e passageiros.”

Projeto - A recuperação estrutural de pavimento envolve o estudo prévio da estrutura e, a partir desta análise, são elaborados projetos de recuperação onde são apontados os serviços a serem realizados e os pontos onde serão executados. A estrutura da via, abaixo do asfalto, é recuperada para somente depois receber a camada de asfalto. 

A previsão é que na próxima semana mais um trecho de concreto seja liberado para o trânsito na avenida Cavalhada. 

 

Dayanne Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes