Mais de 90 infrações são emitidas durante Operação Eleição Limpa

07/10/2018 18:46

 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), emitiu, neste domingo, 7, durante a Operação Eleição Limpa, pelo menos 91 autos de infração. A operação especial está em andamento para garantir a limpeza das ruas neste primeiro turno das eleições para presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais.

Os números devem aumentar, devendo ser consolidados nesta segunda-feira, 8, após análise da totalidade dos relatórios realizados pelo departamento. "A operação especial dos Serviços Urbanos atuou desde as primeiras horas deste domingo, nas proximidades das seções eleitorais. Além de recolher os “santinhos” do chão, a fiscalização do DMLU identificou e autuou com base no Código de Limpeza Urbana. As informações também serão repassadas ao Tribunal Regional Eleitoral", informou o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Este ano a operação conta com 98 garis, auxiliados por oito motoristas, em equipes itinerantes, que fazem a limpeza e varrição em pontos estratégicos, como as seções de maior movimentação da cidade. Entre as 16h e 21h, 298 garis e 12 motoristas trabalham na limpeza e varrição geral em todas as seções eleitorais. Os serviços que não forem concluídos neste domingo terão continuidade na segunda-feira, 8. 

O Serviço de Fiscalização (Sefiz) do DMLU atua durante o domingo com oito fiscais, distribuídos em quatro grandes regiões de Porto Alegre, onde estão as maiores seções eleitorais. Os fiscais atuam na identificação de descartes irregulares de “santinhos” em via pública, com o objetivo de inibir e responsabilizar os infratores. A multa para esse tipo de descarte está em 90 UFM’s, equivalente a R$ 360. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

  

 

Andrea Brasil