Mantida retirada de postes históricos para revitalização

06/10/2020 12:26
Cristine Rochol / PMPA
SMSURB
Até esta terça-feira, mais de 2,5 mil luminárias foram instaladas

A Prefeitura de Porto Alegre prosseguiu nesta terça-feira, 6, com a retirada de postes históricos da avenida Andradas para revitalização. Durante a manhã, as equipes da Coordenação de Iluminação Pública (CIP) fizeram a remoção de seis pontos localizados entre a Marechal Floriano e a praça Dom Feliciano.

No total, foram retirados 18 postes antigos. Para garantir a iluminação nos locais referidos, foram instalados outros 12 pontos provisórios. Outras peças ainda deverão ser colocadas no trecho para aumentar a luminosidade. 

A concessionária responsável pela Parceria Público-Privada (PPP) já está em contato com restauradores para garantir agilidade no processo. O objetivo do serviço é proporcionar iluminação com tecnologia LED, mantendo os padrões das luminárias antigas, na cor amarelada e arquitetura de 1920. 

Ainda em projeto-piloto, o serviço da PPP está em execução na Bento Gonçalves, Cavalhada e Nonoai, para a substituição das antigas luminárias de vapor de sódio. O serviço já foi finalizado nas avenidas Ipiranga e Assis Brasil. Até esta terça-feira, mais de 2,5 mil luminárias foram instaladas.  

O projeto prevê uma economia de despesa de cerca de 50% ao ano pelos cofres públicos.

 

Diego Guichard

Taís Dimer Dihl