Média mensal de manutenção de vias em Porto Alegre é a maior dos últimos sete anos
De janeiro a abril de 2021 Porto Alegre realizou a maior média mensal de manutenção por metro quadrado de vias dos últimos sete anos. Neste período foram recuperados 42.270 metros quadrados de ruas e avenidas da Capital. Nos primeiros quatro meses de 2020 foram 35,446 metros quadrados. E no ano anterior, apenas 23,077. O pior período foi registrado em 2018 com 10,620 metros.
Os trabalhos são realizados pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas, um dos braços da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Para o secretário Marcos Felipi, a meta é aumentar a produtividade. “Estamos qualificando as nossas vias para trazer mais conforto e segurança aos motoristas e pedestres. Depois desse resultado positivo, a ideia é melhorar esses números, tanto da conservação do asfalto, como do programa de Requalificação de Pavimentos”, disse.
A secretaria tem trabalhado para atender os protocolos pendentes, abertos através do 156. Somente em abril, foram atendidos 2.176, três vezes mais que as solicitações do mesmo mês (716).
Tipos de manutenção asfáltica realizadas pela SMSUrb
Conservação Emergencial: quando há um buraco na via que precisa ser consertado rapidamente, as equipes da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) fazem a aplicação de asfalto usinado a quente em buracos superficiais, trincas ou mesmo em ondulações na pista.
Conservação Padrão: nesse caso, o serviço é mais completo. Quando há buracos, trincas, depressões, ondulações ou sulcos, por exemplo, os técnicos removem o pavimento danificado num processo chamado de fresagem. Só depois é que o asfalto usinado a quente é aplicado na pista.
Conservação Permanente: esse tipo de serviço é feito em ruas não pavimentadas. É aplicada uma camada de asfalto em uma base de saibro em vias de pequena extensão e com baixo volume de tráfego. Esta é uma forma de reduzir custos e aumentar a durabilidade dos serviços neste tipo de via.
Os serviços de conservação de vias (emergencial, padrão ou permanente) usam material produzido pelas duas usinas de asfalto de Porto Alegre: a da Restinga e do Sarandi. As unidades voltaram a funcionar em abril e maio deste ano e, juntas, podem produzir até 90 mil toneladas de asfalto por ano.
Programa para Requalificação de Pavimentos
Um pouco diferente do que a conservação, o Programa de Requalificação de Pavimentos foi criado para recuperar o pavimento de grandes avenidas e vias secundárias.
Dentro deste programa, há dois tipos de recuperação de vias: a estrutural e a funcional. A recuperação estrutural envolve o estudo prévio da estrutura e, a partir desta análise, são elaborados projetos de recuperação do pavimento onde são apontados os serviços que serão realizados e os pontos onde serão executados. A estrutura da via, abaixo do asfalto, é recuperada onde há necessidade de intervenção para depois receber a camada de asfalto.
Já a recuperação funcional ocorre quando há necessidade de manutenção na estrutura do pavimento. Nesse caso, as equipes fazem o revestimento do asfalto apenas na camada de rolamento. O objetivo é renovar a vida útil do pavimento por até 10 anos.
Vias que estão sendo recuperadas em Porto Alegre:
Recuperação estrutural:
Av. Juca Batista
Av. Cavalhada
Estrada Costa Gama
Av. Edgar Pires de Castro
Estrada João de Oliveira Remião
Av.. Bernardino Silveira Amorim
Recuperação funcional:
Rua Ramiro Barcelos
Rua Casemiro de Abreu
Rua Artur Rocha
Rua Vasco da Gama
Andrea Brasil