Novo contrato de veículos locados do DMLU exige GPS e rastreador

09/01/2019 17:28

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez nova contratação de veículos locados em reposição aos contratos antigos que findaram. São nove contratos com validade de 12 meses, renováveis por até 60 meses, que estão em vigor a partir deste mês de janeiro. Foram contratados 12 carros para transporte de passageiros com motorista no valor de R$ 63,9 mil mensais ou R$ 767,3 mil anuais.

O edital teve inovações, como a exigência de GPS (Global Position System) atualizado para uso do motorista, bem como sistema de rastreamento veicular por GPS. Essas funcionalidades são inéditas nos contratos de automóveis do DMLU e vêm para agilizar e facilitar a fiscalização do serviço, além de promover transparência na utilização dos recursos contratados. “Estamos inovando com a intenção de aprimorar nossos controles quanto ao bom uso da frota”, destaca o diretor-geral do departamento, Renê Machado de Souza. Em atendimento ao edital, os veículos possuem ano de fabricação não inferior a 2016, com quatro portas, capacidade para quatro passageiros e um motorista, dotados de airbag e ar condicionado, além dos acessórios e equipamentos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

“Queremos combater o uso indevido dos veículos pagos pelos contribuintes de Porto Alegre. Veículo da prefeitura é para prestar serviço à população e não para ir ao banco, ao mercado ou qualquer outra finalidade que não seja pública”, enfatiza o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Os pregões eletrônicos foram realizados pela Central de Licitações e Contratos (Celic) da Secretaria Municipal da Fazenda, sendo que seis veículos serão direcionados à fiscalização dos serviços de limpeza urbana, capina de vias públicas e de praças, bem como a fiscalização das coletas domiciliar, automatizada e seletiva, todas realizadas pela Divisão de Limpeza e Coleta (DLC). Os outros seis atenderão o Serviço de Fiscalização e o Monitoramento de Aterros, entre outros setores do DMLU. O resultado dos pregões saiu no Diário Oficial de 25 de outubro.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

 

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes