Obras na rampa de acesso ao corredor humanitário começam nesta segunda-feira

01/08/2025 16:56
Alex Rocha/PMPA
OBRAS E INFRAESTRUTURA
Motoristas devem procurar acessos alternativos na chegada à Capital para evitar congestionamentos

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) vão iniciar, a partir das 10h nesta segunda-feira, 4, a troca das juntas de dilatação da rampa de acesso ao corredor humanitário pela avenida Castelo Branco. Os serviços acontecem simultaneamente com as obras do corredor, realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). 

Ao todo, serão trocadas as quatro juntas de dilatação, que são componentes essenciais para a estabilidade do viaduto diante das variações de temperatura e movimentações naturais da estrutura. A previsão é que os reparos sejam concluídos em até 60 dias.

“Programamos a troca das juntas com as obras do corredor humanitário para evitar transtornos futuros aos motoristas. É um serviço importante e necessário para a segurança de quem circula por este local”, destaca o secretário Vitorino Baseggio.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) realiza obras de requalificação do corredor humanitário, na parte que liga a avenida Castelo Branco à elevada da Conceição. No trecho de 400 metros, estão sendo executados os serviços de retaludamento do talude com a instalação de colchão reno, uma espécie de tela em formato de gaiola, e a armação da manta asfáltica impermeabilizante. Após, será feito o corte e a raspagem da atual pavimentação para a correção de elevações e inclinações no trecho. 

A última etapa é o acabamento de gramas, a colocação de contenção lateral com barreiras de concreto New-Jersey e a repavimentação. O serviço está sendo executado, primeiramente, pelo lado esquerdo da via. Os serviços, executados pela empresa Sultepa, estão estimados em R$ 1,4 milhão. 

Ainda, estão sendo realizadas intervenções na parte inferior do corredor, na intersecção da avenida Júlio de Castilhos e a rua da Conceição. O canteiro central e os meios-fios da vida serão ajustados. Após, a via receberá nova pavimentação.

Trânsito - Para minimizar os congestionamentos na entrada da cidade, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recomenda que os motoristas utilizem rotas alternativas, evitando acessar a cidade pela Castelo Branco devido ao estreitamento da rampa de acesso ao Corredor Humanitário, em direção ao túnel da Conceição. A partir da ponte do Guaíba, a melhor opção é seguir pela avenida Sertório e virar à direita na avenida Farrapos. 

Para os condutores que trafegam pela BR-448, a melhor opção é utilizar a BR-290 (Freeway), sentido litoral, e acessar a avenida dos Estados em direção ao Aeroporto Salgado Filho.

Após, é possível seguir pela avenida dos Estados em direção à Terceira Perimetral (zonas Sul e Leste) ou avenida Farrapos, no sentido ao Centro.

Para quem vem do litoral pela BR-290 (Freeway), a orientação é também utilizar a avenida dos Estados ou a entrada pela avenida Assis Brasil, para acessar o aeroporto através do prolongamento da avenida Severo Dullius, na Zona Norte, a partir da rua Dona Alzira.

Os agentes e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito.

 

Daniela Siqueira e Gustavo Roth

Gilmar Martins