Portão 14 terá bloqueio para manutenção de trilhos e comportas

08/04/2020 08:40
Luciano Lanes/ PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Interrupção ocorre das 7h30 às 19h30 desta quarta-feira

O trânsito do portão 14 do Sistema de Proteção Contra Inundações ficará bloqueado, das 7h30 às 19h30 desta quarta-feira, 8, para mais uma etapa da reforma. A comporta está localizada no início da rua João Moreira Maciel, abaixo da avenida Castelo Branco, e próximo ao DC Navegantes. No local, as equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizarão a solda e pintura dos trilhos, bem como a pintura das faces internas dos portões. As atividades dependem de tempo seco.

Até o momento, foram concluídos os serviços de manutenção dos portões 5, 6 e 7, no Muro da Mauá, e estão em andamento ações nos portões 11, 12 e 14, tais como pintura, lixação, lubrificação e construção de contrapiso no entorno dos trilhos. Os serviços começaram em janeiro e contam, eventualmente, com o suporte de asfalto da Diretoria-Geral de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) e de bloqueios e desvios da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ambas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).

Serviços - Doze dos 14 portões que compõem o sistema passarão por reparos. O Dmae é o responsável pela execução do trabalho, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), que desde 2017 realiza esses serviços. As intervenções são realizadas pela empresa Bombas Sinos, pelo valor de R$ 416.699,00.

Trânsito - Durante a execução do trabalho, das 7h30 às 19h30 desta quarta, a rua João Moreira Maciel será bloqueada junto ao acesso da avenida Voluntários da Pátria, próximo ao DC Navegantes. O fluxo de veículos na rua João Moreira Maciel nos sentidos Parque Náutico e Cais Mauá será mantido. A EPTC sinalizará o acesso seguro para pedestres e local para veículos.

Muro da Mauá - Construído no início dos anos 1970, possui 2.647 metros de comprimento, e sua parte visível acima do solo, em concreto armado, tem três metros de altura. Situado às margens do Guaíba, faz parte do Sistema de Proteção Contra Inundações. Desde 2019, a pedido do prefeito Nelson Marchezan Júnior, vem sendo realizado um estudo sobre alternativas viáveis, técnica e economicamente ao Muro da Mauá. 

Sistema pluvial - Desde 1º de maio de 2019, os serviços de manutenção da drenagem pluvial foram incorporados ao Dmae. Assim, 100% da tarifa paga pela coleta de esgoto da rede mista ficaram garantidos para aplicação exclusiva em contratos e trabalhos de drenagem, agilizando o atendimento à população.

 

 

Rafaela Redin

Taís Dimer Dihl