Portões do sistema de proteção contra cheias terão manutenção

24/05/2019 10:11
Alex Rocha/PMPA
COMUNICAÇÃO
O processo está na fase de elaboração do contrato de prestação do serviço

As comportas da avenida Castelo Branco e do Muro da Mauá irão passar por manutenção e reforma. O trabalho será realizado pela empresa Bombas Sinos, no valor de R$ 416.699,00, e o processo está na fase de elaboração do contrato de prestação do serviço.

O resultado da licitação do trabalho foi divulgado no Diário Oficial do Município da última quarta-feira, 22. Dos 14 portões que fazem parte do Sistema de Proteção Contra Cheias de Porto Alegre, 12 necessitam de manutenção. Trata-se basicamente de limpeza geral do entorno, pintura, lubrificação, raspagem de pontos oxidados e substituição das partes não recuperáveis.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Ramiro Rosário, a manutenção do sistema de drenagem e de proteção contra as cheias não costuma ser lembrada pela população no dia a dia, apenas quando há chuvas volumosas. "Nossa gestão está investindo na manutenção do sistema com seriedade e responsabilidade. Deveria ser uma conservação periódica e rotineira, mas, por muitos anos, houve problemas de má prestação de serviços e irregularidades. Estamos mudando esta realidade", afirma o secretário.

Desde 1º de maio, a Coordenação de Águas Pluviais, setor responsável pela manutenção e conservação do sistema de drenagem da Capital, está atuando sob a gestão e operação do Dmae. O convênio entre a SMSUrb e o Dmae, aprovado pela Câmara de Vereadores, foi assinado no dia 26 de abril de 2019.

 

 

Rafaela Redin

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes