Prefeitura já recuperou 31 praças em 2021
De janeiro a abril, a Prefeitura de Porto Alegre entregou 31 praças revitalizadas para a população. Nas últimas duas semanas, as equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) fizeram a recuperação e pintura dos brinquedos das praças Frei Orlando (bairro Alto Petrópolis), Holanda (bairro Higienópolis) e David Ben Gurion (Jardim Sabará). Nesta semana também foram executados serviços de recuperação de 16 bancos da orla de Ipanema.
Entre as principais medidas de recuperação, a SMSUrb faz a pintura e recuperação dos playgrounds e, quando necessário, instala novos brinquedos. As equipes ainda fazem a recuperação dos passeios, colocação de saibro, pintura de bancos e mesas de jogos, além da substituição de telas nas quadras.
As praças com pista de skate e aparelhos de ginástica ao ar livre também receberam melhorias. Além destas já citadas, a SMSUrb ainda entregou outras 28 praças em vários bairros da Capital. O trabalho de recuperação das praças é feito pelas equipes próprias da prefeitura e também por empresas contratadas.
Praças recuperadas:
Centro/Leste: Dom Sebastião, Silvio Ughini, Província de São Pedro, Daltro Filho, Largo Adayr Figueiredo, Salomão Abrão, General Braga Pinheiro, General Micheli e Frei Orlando.
Norte: Valverde, Flávio Veiga Miranda, Ervory Rodrigues Tavares, Irmão Modesto Girotto, Libanesa, Padre Rambo, Nilva Mortari, Parque Germânia e David Ben Gurion.
Sul: João Amazonas, Vasco Rodrigues de Lima, Simões Lopes Neto, Desembargador Vieira Pires, Calçadão do Lami, Orla do Lami, Olga Gutierrez, Milton Krause, Verde Complementar Tramandaí e Holanda.
Ilhas: Praça Sem Nome, Rua Santa Luzia e Rua Ilha Mauá.
Um dos destaques é a recuperação da Orla do Lami, onde foram removidas as antigas churrasqueiras e instaladas 55 novas. Os bancos da região receberam pintura, manutenção, e as mesas de jogo de damas foram revitalizadas. Foram instalados novos brinquedos e os que já existiam receberam manutenção.
As quadras esportivas estão com novo cercamento, e as goleiras de futebol foram pintadas. As equipes ainda instalaram novos postes de vôlei e aplicaram areia peneirada. Os quiosques foram reformados, pintados, e as mesas de concreto foram recuperadas. O passeio da orla foi substituído por um novo, e 20 novas lixeiras foram instaladas. Só na orla, a prefeitura investiu aproximadamente R$ 231 mil.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, quer manter o ritmo dos trabalhos para alcançar mais pontos da cidade. “Estamos trabalhando para termos cada vez mais eficiência e celeridade na entrega dos serviços. A recuperação e manutenção de espaços públicos é um dever do poder público com o cidadão. Queremos dar continuidade para atingirmos o maior número possível de espaços, como as praças e parques”, ressalta.
Gilmar Martins