Prefeitura realiza limpeza no Monumento ao Expedicionário

24/09/2021 18:28

Nesta sexta-feira, 24, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb)  e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciaram a limpeza do Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção. O trabalho foi realizado por oito funcionários com apoio de dois caminhões.  A estrutura em granito e bronze, assinada pelo arquiteto e escultor Antônio Caringi, foi inaugurada em 1957.

“A zeladoria da cidade também passa pela conservação dos nossos símbolos. O monumento é um ponto de encontro dos visitantes da Redenção e, mais do que uma ação de embelezamento, a limpeza também ajuda na preservação deste patrimônio da Capitalâ€, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

O Monumento ao Expedicionário é uma homenagem aos militares brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial sob o comando dos Aliados. O local será ponto de encontro para o lançamento do calendário e selo comemorativo dos 250 anos de Porto Alegre, promovido pela prefeitura. O evento está marcado para este domingo, 26, às 11h.

Preservação da natureza - Durante a limpeza da estrutura, os funcionários encontraram uma colmeia de abelha-mirim e um ninho de joão-de-barro, que não estava habitado. Os dois foram mantidos intactos pelas equipes. “A permanência dos ninhos em meio urbano se dá quando os animais estão bem adaptados à vida nas cidades, sem que isso comprometa o desenvolvimento das espéciesâ€, afirma Soraya Ribeiro, bióloga da equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). A bióloga ainda afirma que a preservação da colmeia é importante por tratarem-se de abelhas nativas.

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins