Prefeitura realizou 32,7 mil ações de manejo e poda preventiva neste ano
Até novembro deste ano, as equipes da prefeitura realizaram 32.706 intervenções em manejo e poda preventiva de árvores em diferentes pontos da cidade. O balanço, divulgado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), mostra que foram concluÃdos 3.751 protocolos de poda e supressão vegetal, além da vistoria de outros 4.591 que aguardam execução. Um protocolo pode gerar mais de uma intervenção.
As ações contam com três empresas terceirizadas que realizam o manejo em todo o municÃpio. A Unidade de Poda e Remoção de Vegetais (UPRV) também atua com seis engenheiros agrônomos responsáveis pela elaboração dos laudos técnicos.
Para ampliar a capacidade de atendimento, a Smsurb prevê a contratação de mais duas empresas, com foco em agilizar os serviços de manejo arbóreo e podas em áreas de baixa renda para o próximo ano. A sessão pública via pregão eletrônico ocorreu em 6 de novembro deste ano e está em fase de análise de documentos das empresas classificadas.
No perÃodo, as equipes também atuaram em situações emergenciais provocadas por eventos climáticos, como temporais registrados neste ano. Somados, foram atendidos 2.385 protocolos de queda de árvores e galhos de grande porte registrados pelo sistema 156.
Importância da poda preventiva - A poda preventiva garante o crescimento saudável das árvores e favorece seu pleno desenvolvimento. Ao remover galhos mortos, doentes ou danificados, é possÃvel reduzir riscos à segurança da população e contribuir para a harmonia da arborização no espaço urbano.
As solicitações podem ser registradas pelo aplicativo 156+POA. Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a Smsurb lançou uma cartilha orientando a população sobre como solicitar o serviço. Acesse aqui o material.
Sinalização - Desde abril, protocolos enviados pela central de monitoramento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) passaram a gerar ações de poda preventiva em árvores próximas a semáforos e placas. Somente no primeiro semestre, foram 182 protocolos atendidos por duas equipes especializadas da Smsurb, de segunda a sexta-feira.Â
Â
Andrea Brasil
