Prefeitura recupera tampas de metal furtadas

05/04/2021 18:28
SMSUrb/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Das 46 tampas furtadas, 11 eram da rede de esgoto cloacal do Dmae e 15 de empresas de telefonia
Uma ação conjunta entre a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) com o apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) encontrou grelhas de drenagem e 46 tampas de ferro. A ação foi na manhã desta segunda-feira, 5, em um dos acessos da Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre. Das 46 tampas furtadas, 11 eram da rede de esgoto cloacal do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e 15 de empresas de telefonia. O restante pertence à Procempa e demais órgãos da prefeitura. A ação contou com quatro viaturas da Guarda Municipal e do DMLU, uma caçamba, uma escavadeira e quatro garis. No entanto, como o material foi encontrado junto a resíduos recicláveis na via pública, não foi possível localizar os autores do furto.
 
“Infelizmente furtos e vandalismo aos equipamentos do Dmae têm sido frequentes, acarretando em aumento da demanda por consertos, problemas para a mobilidade dos moradores e custos extras aos cofres públicos”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. Conforme o diretor, o Departamento verificará a possibilidade de recolocação das tampas ou a realocação em outros pontos onde foram furtadas.  O material recuperado do Dmae totaliza cerca de R$ 6,5 mil, em valores atualizados. 
 
"Este é mais um exemplo onde a transversalidade entre secretarias pode resultar em ações importantes que mostram a resposta do poder público", diz o secretário da SMSUrb, Marcos Felipi,.  
 
A prefeitura reforça para que a população registre e denuncie irregularidades pelo aplicativo #EuFaçoPOA, disponível nas lojas Google Play e Apple, inclusive com a possibilidade da inclusão de imagens, ou pelo telefone 156.

 

Cristiano Antunes e Rafaela Redin

Gilmar Martins