Prefeitura reforça fiscalização de serviços prestados por terceirizadas 

24/08/2022 14:51
Divulgação/ SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Além de fiscalização, serão feitas rondas em busca de demandas pela cidade

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) passará a contar com uma equipe de apoio à fiscalização de serviços externos executados. Os novos colaboradores ficarão responsáveis por elaborar relatórios sobre o desempenho das empresas terceirizadas que serão analisados por fiscais de contrato, papel exercido por funcionários do quadro. 

Os técnicos vão trabalhar na supervisão de serviços como manejo arbóreo, capina, roçada, manutenção asfáltica, medição de iluminação pública e manutenção de praças. O objetivo é que essa fiscalização in loco auxilie na qualificação das informações que chegam via sistema 156, que muitas vezes não têm foto ou estão com endereço errado. 

O grupo será composto por 16 profissionais das áreas da Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Arquitetura, Biologia, além de técnicos agrícolas, técnicos em estradas, edificações e eletrotécnico. 

Rondas - O roteiro diário das fiscalizações será elaborado pelo gestor de cada área, que também será responsável por analisar os laudos fornecidos. Além da fiscalização programada, dois profissionais irão realizar rondas pela cidade para a busca ativa de demandas. 

A contratação das equipes está sendo realizada pela DW Engenharia, que venceu o edital de licitação. A empresa ainda fornecerá os carros que serão utilizados nas rondas. O contrato tem validade de um ano e poderá ser renovado por até cinco de acordo com a lei 8.666/93.

“A SMSUrb é uma secretaria com muitas áreas de atuação e que mantém equipes espalhadas por toda a cidade de forma simultânea. Os novos fiscalizadores irão atuar para garantir o cumprimento dos contratos com as empresas terceirizadas e para qualificar as informações de demandas, o que é fundamental para agilizar vistorias e, assim, dar mais celeridade à execução de serviços”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

A contratação dos profissionais está sendo feita por etapas. Dez pessoas já estão em treinamento para entender como funcionam as demandas do sistema 156 e dos softwares de gestão da secretaria. 

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça