Prefeitura testa asfalto produzido a partir de pneus reciclados 

27/04/2022 12:23

A rua Voluntários da Pátria, na região central de Porto Alegre, foi a escolhida para testar o asfalto-borracha, um tipo de pavimento que possui pneus usados na composição. O recapeamento de parte da via começou na tarde de terça-feira, 26, e deve terminar nesta quarta-feira, 27.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) já tinha feito a conservação da rua nas faixas central e da direita com o asfalto polímero, produzido nas usinas da Capital. Agora, o asfalto-borracha - que também teve a produção testada nas usinas - está sendo aplicado apenas na faixa da esquerda, num trecho de 600 metros, entre as ruas Gaspar Martins e a Álvaro Chaves. A ideia é comparar a qualidade e durabilidade dos materiais na pista. 

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, o asfalto-borracha pode ser uma alternativa para a conservação de vias, já que tem um custo menor e é menos poluente. “Ainda estamos em fase de testes e escolhemos a Voluntários para aplicar os dois tipos de asfalto, lado a lado, justamente por ser uma via de grande movimento e, assim, poderemos fazer uma melhor comparação. O nosso objetivo é aliar inovação e economia, mas sempre trabalhando para causar menos impactos ao ambiente”, afirma. 

A borracha funciona como um aditivo ao Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) e é derivada de pneus usados que são triturados para este fim. Esse material é enviado às usinas de asfalto de Porto Alegre para a produção da massa asfáltica, usada na manutenção de ruas e avenidas da Capital.

Em razão dos serviços, motoristas devem evitar a faixa da esquerda da rua Voluntários da Pátria, no sentido Centro-bairro. O trânsito deverá ser liberado na via ainda nesta quarta. 

Dayanne Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes