Prefeitura trabalha na manutenção em três avenidas da Zona Sul

10/05/2023 15:32
Divulgação / SMSURB / PMPA
Serviços Urbanos
Obras visam a melhorar a mobilidade na Cavalhada (foto), Juca Batista e Eduardo Prado

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) trabalha na recuperação asfáltica da avenida Cavalhada, entre a avenida Eduardo Prado e a rua Dea Coufal. Os motoristas devem ter atenção no trecho, pois o trânsito pode ficar em meia pista onde as equipes estiverem executando os serviços. A previsão é que a conservação da via seja concluída na próxima semana.

A etapa seguinte será o alargamento da via entre a avenida Eduardo Prado e a rua Adão Juvenal de Souza, conhecida como “rua larga”. Um trajeto de 180 metros do acostamento será transformado em faixas de rolamento. Depois de concluído, a avenida Cavalhada passará de duas para quatro faixas no trecho.

“A ideia é melhorar o trânsito de veículos neste ponto da Cavalhada que, apesar de ser menos movimentado, ainda tem um grande fluxo de moradores da região. Além disso, em dias de chuva, o acostamento de barro prejudica a circulação de motoristas e pedestres”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia. 

Intervenções - Outro trecho da região onde há equipes trabalhando é a avenida Juca Batista. A via passou por recuperação estrutural em 2021 e o novo serviço está sendo realizado nos blocos de concreto em 19 paradas de ônibus. O projeto também incluiu a construção de rampas de acessibilidade, implantação de bocas de lobo, limpeza de rede e bocas de lobos existentes. O investimento total na via é de R$ 7,8 milhões.

A avenida, hoje, possui 34 pontos de ônibus. Destes, 13 são novos e foram construídos pelo projeto de recuperação estrutural da via. Na época, duas paradas já existentes foram reformadas. No final de abril, a SMSUrb iniciou a reconstrução e manutenção das outras 19 paradas (nove no sentido Centro-bairro e dez no sentido bairro-Centro). Algumas serão demolidas para serem reconstruídas e outras poderão passar por reparos, a depender da avaliação técnica. O concreto existente é do início dos anos 2000, por isso a necessidade da intervenção, visto que o material tem previsão de durar 20 anos. O prazo para conclusão das paradas é final de julho.

Outra via que passa por recuperação estrutural é a avenida Eduardo Prado. A via ainda está passando por alargamento entre as avenidas Monte Cristo e Juca Batista, trecho no qual ocorrerá o alargamento de 1.800 metros da via. O trajeto passará a contar com uma faixa de rolamento a mais no sentido Centro-bairro.Neste momento, as equipes estão trabalhando na implantação de placas de concreto das paradas de ônibus.

Chuvas - As equipes da SMSUrb também estão mobilizadas em regime de plantão desde o início da semana para executar a manutenção das ruas da Capital, após o longo período de chuva. Para que seja possível fazer os reparos, é preciso que o solo esteja seco, tanto as ruas asfaltadas quanto aquelas revestidas em saibro. As demandas devem ser formalizadas no sistema 156.

 

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes