Projeto-piloto inicia instalação de lâmpadas de LED na avenida Cavalhada

22/09/2020 13:07
Cristine Rochol / PMPA
SMSURB
Cavalhada é a quarta via de Porto Alegre a receber a nova tecnologia

A avenida Cavalhada começou a receber nesta terça-feira, 22, as primeiras lâmpadas de LED, em substituição às antigas luminárias de vapor de sódio. Trata-se da quarta via de Porto Alegre a ter a nova tecnologia. O serviço é realizado pelo projeto-piloto da parceria público-privada (PPP) de Iluminação Pública, em uma iniciativa que vai modernizar 100% do parque de iluminação da Capital nos próximos dois anos. 

A instalação das novas lâmpadas na Cavalhada começou perto das 8h, próximo ao cruzamento da avenida Otto Niemeyer. De forma simultânea, a concessionária IP Sul também trabalha nas avenidas Ipiranga, Assis Brasil e Bento Gonçalves.  

Na segunda-feira, 21, a concessionária finalizou a instalação das luminárias no sentido bairro-Centro da Ipiranga. A avenida já teve 273 lâmpadas de LED colocadas. Os trabalhos na via agora serão no sentido Centro-bairro.  

No total, já foram instaladas 1.286 luminárias em Porto Alegre. Conforme o cronograma, a avenida Nonoai e a Vila Planetário serão os próximos locais.

Em 30 dias, deverão ter sido instalados mais de dois mil pontos de luz e, em dois anos, toda a iluminação da Capital deverá estar substituída. Com o novo sistema, haverá uma economia anual para os cofres públicos estimada em cerca de 50%.

 

 

Diego Guichard

Taís Dimer Dihl