Quatro paradas de ônibus são liberadas para o trânsito na avenida Nilo Peçanha

12/05/2023 17:10

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) liberou, no fim da tarde desta sexta-feira, 12, a passagem de veículos nas placas de concreto em quatro paradas de ônibus da avenida Nilo Peçanha, no sentido bairro-Centro. O trecho fica entre as ruas Teixeira Mendes e Tomaz Gonzaga. 

Os pontos estavam bloqueados após a instalação das placas de concreto no local onde os ônibus param para o embarque de passageiros. Este tipo de material é mais adequado para veículos pesados, pois é mais resistente que o asfalto e tem duração de até 20 anos. 

Sete pontos de ônibus passaram por reformas. Após a conclusão da placa de concreto, é preciso aguardar 30 dias até liberar a passagem de veículos. A previsão é que na próxima semana as últimas três paradas, no sentido Centro-bairro, sejam liberadas. 

“Concluímos uma etapa importante da Nilo, que é a liberação de quase todas as paradas de ônibus que estavam sendo recuperadas. Sabemos que os motoristas, comerciantes e moradores da região estão ansiosos para a conclusão dos serviços e estamos empenhados em agilizar as intervenções”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Recuperação estrutural - A avenida Nilo Peçanha está passando por recuperação estrutural desde o início do ano. Além das paradas de ônibus com piso de concreto, o projeto ainda contempla a recuperação estrutural do asfalto, que será removido para aplicação de nova camada de pavimento. As intervenções ocorrem no sentido Centro-bairro e irão se estender por 970 metros, entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida João Wallig. A recuperação asfáltica será realizada nos dois sentidos da via e há estreitamento de pista onde as equipes trabalham.

Esta é a segunda etapa de recuperação estrutural da avenida, que iniciou em 2021 e foi interrompida para as obras de Macrodrenagem do Arroio Areia, realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O primeiro trecho recuperado foi entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida Ipê.

As intervenções para recuperar o asfalto nas faixas dos carros estão previstas para iniciar em junho e a previsão é que o serviço seja concluído em julho. O investimento das duas etapas é de R$ 5,2 milhões. 

Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes