Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, utilize o menu, acesse uma secretaria específica e localize o respectivo link de acesso ao site antigo.
Serviços Urbanos

Ruas do bairro Cavalhada recebem 140 metros de redes pluviais novas

07/05/2020 10:17
Divulgação Dmae / PMPA
DMAE
Ação começou em 3 de abril e foi finalizada na última terça-feira, 5 de maio

Pelo menos 140 metros de redes pluviais novas foram implantados entre as ruas Gramado, Canela e a praça Frederico Westphalen, no bairro Cavalhada, Zona Sul de Porto Alegre. A tubulação de concreto antiga foi danificada por raízes de árvores, desgastes devido ao esgoto misto e problemas causados pela passagem do esgoto de canos maiores para menores, causando entupimento da rede e, por consequência, alagamentos nas ruas. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reconstruiu 130 metros de rede de 300 milímetros e mais 10 metros de rede de 400 milímetros em Polietileno de Alta Densidade (Pead corrugado), que é um material muito mais resistente. A ação teve início no dia 3 de abril e foi finalizada na última terça-feira, 5 de maio, com a aplicação de cerca de R$ 128.920,90.

Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais teve início em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o início do contrato até o momento, 137 intervenções foram concluídas pelas equipes terceirizadas e outras sete estão em andamento.

Redes pluviais - As canalizações destinadas às águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veículos e também em calçadas. Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que elas sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raízes de árvores. Devido a essas características, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e gás, por exemplo.

Informações do Dmae:

Fone 156, opção 2

Chat - centraldmae.procempa.com.br/chat

Twitter - twitter.com/DMAEPOA

Facebook - www.facebook.com/DmaePortoAlegre

Correio Geral - dmae@dmae.prefpoa.com.br

Prometa - A divulgação do trabalho está prevista no Programa de Metas da Prefeitura de Porto Alegre (Prometa) 2017-2020, que inclui os objetivos propostos pela administração para qualificar os resultados da administração pública. O programa determina divulgações diárias, semanais e eventuais de serviços públicos.

  

 

Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes